Postado em segunda-feira, 23 de agosto de 2010

Acia oferece certificados digitais para identificar empresas na web

A Acia (Associação Comercial e Industrial de Alfenas) está oferecendo o serviço de Certificação Digital.


Da Redação

A Acia (Associação Comercial e Industrial de Alfenas) está oferecendo o serviço de Certificação Digital. De maneira bem prática, um certificado digital funciona como uma assinatura, um documento virtual. É uma credencial que identifica uma empresa ou pessoa física que o possui.

Este recurso tecnológico oferece sigilo, rapidez e torna mais seguras as atividades on line, como: pagamentos de contas, compras pela internet, declaração de imposto de renda e consultas bancárias, por exemplo. Além de tudo isso, ao adotar a certificação digital a empresa ou mesmo a pessoa física elimina a burocracia, reduz custos operacionais e economiza papel.

O presidente da Acia, Francisco Rodrigues da Cunha Neto (Professor Chico), explica que o objetivo da Associação é facilitar a vida do empresário e por isso treinou um funcionário que ficará responsável por este serviço.

“Agora nossos empresários não precisam mais sair de Alfenas para obter a certificação digital. Fomos atrás, treinamos um funcionário pela Certisign para oferecer este recurso, que hoje já é uma exigência em diversos setores, com mais economia e comodidade”, declara o presidente.

O agente de certificação da Acia, Maximiliano da Silva, esclarece que “o certificado digital é um arquivo desenvolvido para identificar a pessoa ou empresa nas operações que estas realizam pela Internet”.

Este recurso pode ser armazenado em um cartão ou mesmo Token (dispositivo com conexão via USB, que permite armazenar e transportar de forma segura seu certificado digital).

Alguns aplicativos de software utilizam esse arquivo para comprovar sua identidade à outra pessoa ou outro computador. Desta forma, ao acessar sua conta bancária, por exemplo, o banco terá a certeza que é você realmente que está acessando sua conta.

Por enquanto, a Acia oferece os seguintes certificados digitais: e-CNPJ, e-CPF e o certificado da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil).

O e-CNPJ é a versão digital do CNPJ, necessário para emissão de nota fiscal eletrônica e que, entre outras coisas, garante ao seu portador autenticidade e integridade na comunicação com a Receita Federal do Brasil (RFB).

O e-CPF é a versão eletrônica do CPF e oferece segurança às pessoas físicas nas transações via internet. Com o e-CPF você poderá ter acesso a todos os serviços oferecidos pelo Governo Federal na Internet, além de poder obter certidões da Receita Federal, cadastrar procurações e acompanhar processos tributários eletronicamente.

O certificado da OAB é igual ao e-CPF com a inclusão do número da OAB do cliente. Este certificado é colocado dentro da carteirinha da OAB e é obrigatório para o envio de documentos eletrônicos.

Vale lembrar que, ao contrário dos outros documentos, uma certificação digital tem prazo de validade. O prazo de um documento eletrônico varia de acordo com o tipo de certificado, no entanto um documento assinado de forma digital terá a mesma validade jurídica daquele que for assinado a próprio punho. Quando a validade de um documento digital estiver perto de acabar ela poderá ser renovada eletronicamente.

A assessoria de comunicação da Acia informa que os interessados poderão obter detalhes diretamente na sede da entidade em consulta ao agente de certificação ou por meio do site da entidade. Depois, agende a validação pessoal (a confirmação de todos os dados e coleta da assinatura) com o agente da Acia. Mais informações pelo telefone 3292 – 1733.



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