Postado em sábado, 31 de outubro de 2009
Nova diretoria da Acia pretende atrair novos empresários
O novo presidente da Acia, Francisco da Cunha Neto (Professor Chico), diz que uma das metas da nova diretoria é ampliar os serviços e produtos oferecidos aos empresários.
Alessandro Emergente
O novo presidente da Acia (Associação Comercial Industrial de Alfenas), Francisco Rodrigues da Cunha Neto (Professor Chico), diz que uma das metas da nova diretoria é ampliar os serviços e produtos oferecidos aos empresários. A intenção é ampliar a participação dos empresários na entidade, atraindo novos filiados. Atualmente, a entidade tem cerca de 700 empresas filiadas.
Eleito na última terça-feira, a nova diretoria tem como missão buscar uma aproximação maior com os empresários num trabalho de continuidade da gestão atual, presidida por Valmir Rodrigues da Silva que passará a ocupar o cargo de 1º Tesoureiro. O novo presidente também integra a atual diretoria.
A nova diretoria foi eleita para o triênio 2010/2012 e tomará posse em janeiro, mas já começa a desenvolver os projetos para que sejam aplicados a curto prazo. Não houve disputa, uma vez que a chapa eleita foi de consenso. Na eleição, participaram os associados contribuintes, quites com a tesouraria da entidade.
Na avaliação do novo presidente, o desconhecimento dos serviços hoje ofertados pela entidade e de sua atuação ajudam a explicar o fato de não haver um número maior de filiados. Por isso, a entidade deve aumentar a divulgação junto ao setor empresarial.
“Queremos trazer mais empresários para a Associação e ouvir seus anseios. Temos que ter a sensibilidade de ouvir, entender e colocar em prática (essas demandas apresentadas pelo setor)”, explica.
Demandas
Em um diagnóstico realizado pela Acia foi identificado que os empresários de Alfenas sentem falta de ações que ajudem na capacitação. Além disso, políticas públicas voltadas a pequenos e microempresários é outra necessidade. A entidade pretende atuar como articuladora deste processo junto ao poder público.
Uma das atividades desenvolvidas pela atual gestão e que deve ser aumentadas no próximo mandato é a responsabilidade social da entidade. O futuro presidente cita como exemplo o Natal Solidário, realizado em dezembro passado, e que necessita de maior divulgação.
A ampliação de filiados é uma das metas. O objetivo é, ao ampliar o número de filiações, fortalecer a representatividade do setor o que significará mais facilidade para articular conquistas junto ao poder público, além de incrementar a receita para investimentos em novos projetos.
Dos cerca de 700 filiados, há representantes do comércio, prestadores de serviço, indústria e o objetivo é atrair os autônomos. Para isso, será necessário uma adaptação do estatuto.
Perfil
O futuro presidente da Acia é empresário e professor universitário. Proprietário da Confecções Santa Inocência, ele atua como professor dos cursos de agronomia e zootecnia da Unifenas (Universidade José do Rosário Vellano).
O Professor Chico tem 47 anos e é natural de Goiania. Mudou-se para Alfenas em 1981 para cursar Engenharia Florestal pela Unifenas. É Doutor em Agronomia-Fitotecnia pela UFLA (Universidade Federal de Lavras) e é conhecido também pela sua atuação no meio político.
Em agosto, o Professor Chico assumiu a presidência do PDT de Alfenas em uma chapa de consenso. A nova direção do partido foi publicada pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE) no dia 1„a de outubro e conclui o mandato em outubro de 2011.
Nova Diretoria
A nova diretoria toma posse no dia 2 janeiro. Ela é composta - além do presidente, Prof. Chico, - pelo vice-presidente, Burmim José de Souza (Unifi); pelo 1º Tesoureiro, Valmir Rodrigues da Silva (Empreendente); 2º Tesoureiro, José Carlos Campos (Stampa Modas); 1º Secretário, Joaquim Pedro de Oliveira (Eficácia Contábil); 2º Secretário, Paulo César Vieira; diretor social, Rogério Prado (Global D.S.).
O conselho fiscal é composto por Patrícia Aparecida Pereira (Drogaria Herbal), Paulo Alexandre Vieira (Casa Vieira Vidros), José Alécio Cabral (Pop Móveis), Henrique Alves Biffi (Escola de Cabeleireiro Drogaria Herbal), Odair Antunes da Silva (Vitrine Modas).
COMENTÁRIOS