Postado em quinta-feira, 16 de maio de 2024 às 20:08

Estudantes de Alfenas são finalistas da etapa nacional do Jovem Empreendedor do Sebrae

Equipe, formada por estudantes de Alfenas, está entre as três de MG classificadas para a final em Salvador.


 Da Redação

Três estudantes de Alfenas estão na grande final da etapa nacional do programa Desafio Jovem Empreendedor, promovido pelo Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas). A finalíssima será, neste final de semana, em Salvador, na Bahia.

Ana Luíza Cerdeira Guimarães, Luiz Gustavo Silva Rocha e Thalles de Oliveira Emergente são estudantes do 2° ano do ensino médio, no Colégio CRA. O projeto, desenvolvido por eles, foi classificado entre os três melhores em todo o Estado de Minas Gerais.

Desde março, os três adolescentes estão gerenciando uma empresa fictícia de audiovisual, criada por eles. A equipe recebeu um investimento fictício de R$ 1,5 milhão e entre os critérios, para pontuação nas três etapas anteriores, está a boa gestão desse recurso.

As tomadas de decisões, diante de cenários econômicos e projeções de mercado, colocadas pelo Sebrae durante as fases de classificação, fizeram parte dos itens avaliados para que os estudantes chegassem até a final. 

Luiz Gustavo, Thalles e Ana Luíza estão classificados para a grande final em Salvador (Foto: Divulgação)



Em Salvador, os três estudantes vão apresentar um produto da empresa criada por eles. Trata-se de um curta-metragem que aborda uma realidade distópica no futuro, gerada pelas mudanças climáticas causadas pelos homens.

A empresa criada pelos estudantes de Alfenas tem como objetivo a criação de produções fictícias, com abordagens que envolvem temas socioambientais. 

Acima, o professor de Geografia Saulo Leite com os três estudantes. Na foto abaixo, a equipe gravando o curta-metragem (Fotos: Divulgação) 



O professor Saulo Rocha Leite, mentor do grupo, diz ter recebido com grande satisfação a classificação dos estudantes para a grande final e destaca a importância dos estudantes desenvolverem uma visão crítica e abrangente sobre a realidade. "Isso mostra a importância do nosso papel de, como professor, fazer os alunos a pensarem fora da caixa, ter essa visão holística e uma amplitude em relação aos problemas socioculturais", comenta.

As outras duas equipes classificadas em Minas Gerais são de Caratinga e Janaúba. A competição é um jogo virtual, de caráter educacional, que simula o dia a dia de uma empresa, permitindo que os jovens vivenciem uma experiência digital de aprendizagem e desenvolvam competências e habilidades essenciais para o mercado de trabalho. Em 2024, o tema do desafio é Economia Criativa – a Indústria Audiovisual.

 

 



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