Postado em quarta-feira, 7 de junho de 2023 às 14:02

Corrida de Rua movimenta Alfenas no primeiro circuito realizado pela Unifal

Para além da competição, o evento teve como objetivo promover saúde e fomentar a interação com a comunidade do entorno.


 Da Redação

Cerca de 500 pessoas, entre atletas, técnicos esportivos, familiares e estudantes vinculados aos projetos de extensão da Universidade marcaram presença no 1º Circuito Unifal (Universidade Federal de Alfenas) de Corrida de Rua, realizado no domingo (4), na Unidade Santa Clara, em Alfenas.

A corrida contou com mais de 200 atletas percorrendo os trajetos de 5km e 10km da modalidade corrida, e também os 5km da caminhada. O percurso teve início na Unidade Santa Clara e seguiu pelas ruas do Distrito Industrial, voltando ao local de origem, onde os participantes receberam o auxílio dos estudantes, dos projetos de extensão Atleta Sem Dor e Mãos que Aliviam, em alongamentos e massagens.

Na prova de 10km, o primeiro colocado na categoria masculina foi Wilian Douglas Cassiano Beirigo, de 39 anos, da equipe Kanela Fina, da cidade de Cássia (MG). Natural de Poço Fundo (MG) e residente em São Paulo-SP, Maria Lucila Ribeiro de Oliveira, de 34 anos, da equipe Azon, foi quem conquistou a primeira colocação na categoria feminina.

 


Já na prova de 5km, Leandro Antônio da Silva, de 39 anos, da equipe Filhos de Minas, veio junto aos atletas da UFLA (Universidade Federal de Lavras) para conquistar o primeiro lugar na categoria masculina da competição. Também estava no grupo de Lavras (MG), a primeira colocada da categoria feminina: Islane Lopes, de 26 anos, da equipe Cria Lavras Atletismo.

Para além da competição, o evento teve como objetivo fomentar a interação e promover práticas para promover a vida saudável. Para Sandro Amadeu Cerveira, reitor da Universidade, como universidade pública, a Unifal se preocupa com a saúde e qualidade de vida da comunidade universitária e do entorno. “Neste tipo de evento não é a questão competitiva ou a vitória que importa, é justamente a interação e a superação de cada um nas suas próprias metas, no seu próprio cuidado”, enfatizou.

Atletas que se destacaram na primeira edição da Corrida de Rua

Para Wilian Beirigo, que ficou em primeiro lugar na modalidade de 10km, a prova não foi difícil. Segundo ele, que já treina há cerca de 15 anos, o fato de ser de uma cidade em que há bastante elevação, contribuiu para estar bem preparado e sair bem na competição. “A prova foi boa e confortável. Não achei difícil, principalmente o morro, que é a parte que mais gosto. Lá em Cássia só tem subida”, comenta o atleta que treina quatro dias na semana e costuma correr até 20 km aos domingos.

Maria Lucila Oliveira, vencedora da prova de 10km, compartilhou que os competidores precisam ter treinamento e estratégia para encarar uma prova com subidas e descidas como foi a do trajeto percorrido. “Se você sai muito forte ou então vai no morro muito forte, depois você não consegue manter o ritmo. Então a corrida tem que ser muito estratégica”, disse a atleta que começou a correr em 2021.

A estratégia adotada por ela foi segurar a empolgação na descida para ter fôlego na subida. “Como o começo era descida e a gente tem toda a empolgação na descida, eu segurei um pouquinho e aí nas outras descidas eu soltava bastante, mas não para perder o fôlego, só para dar uma descansada e aí na subida diminuía a velocidade e ficava bem concentrada, sem olhar muito para cima”, revela.

 



DEIXE SEU COMENTÁRIO

Caracteres Restantes 500

Termos e Condições para postagens de Comentários


COMENTÁRIOS

    Os comentários são de responsabilidade exclusiva dos autores.

     
     
     
     

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Informamos ainda que atualizamos nossa

Estou de acordo