Postado em quarta-feira, 3 de maio de 2023 às 19:07

Grupo de pesquisa monitora Lago de Furnas

Estudo desenvolvido pela Unifal monitora qualidade da água e identifica plantas prejudiciais.


 Da Redação

Um grupo de pesquisa da Unifal (Universidade Federal de Alfenas) está realizando um monitoramento do Lago de Furnas com o objetivo estudar a qualidade da água e identificar plantas que estão prejudicando o reservatório.

O grupo de pesquisa em Geodinâmica de Bacias Hidrográficas é o responsável pelo estudo, premiado no 20º Simpósio de Sensoriamento Remoto e faz uso de técnicas de manipulação de imagens de satélites.

Pescadores têm relatado prejuízos por causa de plantas, como aguapés. O objetivo é identificar a presença de plantas que prejudicam a qualidade da água.

"Esse estudo consiste em um monitoramento da qualidade da água do reservatório de Furnas em um dos braços do Lago de Furnas no município de Alfenas. Esse monitoramento é referente à clorofila que a água possui e a partir daí a gente consegue detectar essa clorofila a partir de satélites", disse o professor e idealizador da pesquisa, Marcelo Latuf, em entrevista à EPTV.

Segundo o pesquisador, a grande quantidade de aguapés e algas no lago é devido à presença de fosfato e nitrogênio, substâncias utilizadas na fabricação de fertilizantes utilizados nas plantações e também do esgoto despejado no reservatório.



DEIXE SEU COMENTÁRIO

Caracteres Restantes 500

Termos e Condições para postagens de Comentários


COMENTÁRIOS

    Os comentários são de responsabilidade exclusiva dos autores.

     
     
     
     

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Informamos ainda que atualizamos nossa

Estou de acordo