Postado em domingo, 17 de abril de 2022 às 19:07

Pandemia retorna ao patamar de dezembro de 2021, aponta estudo da Unifal

Dados de um monitoramento, coordenado por professor da Unifal, mostram que os números da pandemia recuaram, mas não podem ser desprezados.


 Da Redação

A pandemia do novo coronavírus, causador da covid-19, mantém a trajetória de recuo. No Sul de Minas, os números apontados no último boletim de monitoramento da Unifal (Universidade Federal de Alfenas) são semelhantes a dezembro de 2021. A média é de uma morte por dia na semana.

O professor Sinézio Inácio da Silva Júnior, da Faculdade de Ciências Farmacêuticas da Universidade, responsável pelo estudo, concedeu entrevista à Rádio Difusora, de Pouso Alegre, no último dia 13 para esclarecer sobre os dados. A entrevista foi reproduzida pelo site da Unifal.

O epidemiologista ressaltou que apesar da queda no número de mortes, há elevação no número de casos registrados por covid-19. “No Sul de Minas, voltamos ao patamar de óbitos diários que existia antes da escalada da ômicron, quando em dezembro de 2021 tínhamos 1 morte em média por dia na semana. No entanto, o número de novos casos diários continua alto em relação ao último mês de 2021, quando registrávamos uma média móvel de 60 novos casos diários e hoje ainda registramos quase o dobro, 118”, destacou.

Na oportunidade, o professor explicou que mesmo com o avanço lento da vacinação, a explosão de casos da ômicron ajudou no reforço da imunidade coletiva. “Mas sem o avanço da terceira e quarta doses isso pode durar menos e termos problemas nos meses mais frios”, afirmou.

Segundo o boletim Indcovid, edição 69, o Sul de Minas conta com 62% da população de 18 anos ou mais com a dose de reforço. A Secretaria Estadual de Saúde (SES-MG) preconiza ao menos 70% da população vacinada. “A vacinação não pode parar e a flexibilização no uso de máscaras deve ser motivo para acelerá-la e não o contrário”, disse na entrevista.

Números em Alfenas

Em Alfenas, o último boletim vacinal apontou foram aplicadas 59.001 segundas doses e 37.039 pessoas receberam a 3ª dose. Os dados são do dia 13 de abril.

São 247 mortes de vítimas de Alfenas, segundo o boletim epidemiológico publicado no último dia 12, o último disponibilizado pela Prefeitura de Alfenas. Na oportunidade haviam três pessoas em isolamento domiciliar e nenhuma internação.



NOTÍCIAS RELACIONADAS


DEIXE SEU COMENTÁRIO

Caracteres Restantes 500

Termos e Condições para postagens de Comentários


COMENTÁRIOS

    Os comentários são de responsabilidade exclusiva dos autores.

     
     
     
     

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Informamos ainda que atualizamos nossa

Estou de acordo