Postado em sábado, 9 de abril de 2022
às 10:48
Iluminação: como escolher e usar luminária pendente na decoração
Os pendentes podem integrar o seu projeto de iluminação e ganhar destaque na decoração, já que são peças chamativas e sofisticadas.
Os pendentes podem integrar o seu projeto de iluminação e ganhar destaque na decoração, já que são peças chamativas e sofisticadas. Eles só não podem atrapalhar a circulação. O Shoptime tem algumas dicas para você escolher bem uma luminária pendente e onde utilizá-la em casa.
Lustres e pendentes são luminárias suspensas, presas ao teto. Enquanto os lustres são mais decorativos e têm iluminação mais forte, normalmente, com diversas lâmpadas, os pendentes fazem uma iluminação mais focada, de forma a realçar um ponto do ambiente, que pode ser um móvel, um objeto ou uma obra de arte.
Como existem pendentes de diversos materiais, formas, modelos e cores, a própria luminária passa a ser um destaque na decoração. Eles podem ser com material refletivo na parte interna, com uma bela lâmpada exposta ou com a cúpula fechada, para criar uma luz mais difusa. Também existem opções aramadas e com cúpulas em diferentes acabamentos.
Além da mesa de jantar
Existem ambientes em que os pendentes se encaixam melhor. O caso mais fácil é a sala de jantar. Acima da mesa, eles funcionam perfeitamente para iluminar a área de refeições, sem ofuscar o olhar dos convidados.
Como a maioria das casas e apartamentos já possui um ponto de luminária no teto da sala de jantar, a instalação deve ser fácil. Mas você também pode caminhar com o fio longo e um ou dois prendedores no teto, criando um visual despojado. Ou utilizar trilhos para conectar dois ou mais pendentes e até misturá-los com spots.
Consulte um profissional para avaliar as opções e ter sua iluminação instalada com segurança.
Uma boa dica para sala de jantar é instalar o pendente com fio com altura final entre 70 e 90 centímetros em relação à mesa, de forma que a luz não atrapalhe as pessoas sentadas e nem a luminária obstrua a visão. Faça o teste antes de fixar.
Outra boa recomendação de especialistas em decoração é sobre o tamanho do pendente.
Recomenda-se que a luminária tenha no máximo ⅓ do tamanho da mesa de jantar. Ou seja, se a mesa tem 1,20 m, a cúpula deve ter cerca de 40 cm. E quanto maior a mesa, mais robusta pode ser a peça pendente.
A regra vale também para as mesas de cabeceira da cama, nos quartos, e mesas laterais do sofá e de poltronas, na sala de TV, de estar e até na varanda. São situações onde pendentes pequenos vão funcionar super bem na decoração e para criar uma iluminação de apoio.
Em móveis extensos, como balcões, bancadas, buffets ou mesas de jantar compridas, a melhor solução é usar vários pendentes menores ao longo da extensão. Os pendentes com trilho ou conjuntos são uma opção para esse cenário.
Acima de balcões e bancadas, o ideal é apostar em modelos menores e que direcionam bem a luz para a área de trabalho. Luminárias mais slim não atrapalham a visão de quem estiver em pé olhando para esse ambiente.
Isso nos leva a uma regra do que não fazer. Não utilize pendentes ou lustres grandes no meio de ambientes com circulação de pessoas, para ninguém bater a cabeça nem atrapalhar o olhar dos seus convidados. Não faz sentido descer um pendente no meio da sala de TV, por exemplo, mesmo que a ideia seja iluminar a mesa de centro. Para isso, existem outras opções.
FONTE: extra.globo.com
COMENTÁRIOS