Postado em segunda-feira, 14 de março de 2022
às 10:10
Nova revista do Ministério do Turismo apresenta perspectivas para o turismo em 2022
Como mais uma ferramenta para impulsionar a retomada das atividades turísticas no Brasil ao longo de 2022, o Ministério do Turismo lançou, em meados de fevereiro, a Revista de Tendências do Turismo.
Como mais uma ferramenta para impulsionar a retomada das atividades turísticas no Brasil ao longo de 2022, o Ministério do Turismo lançou, em meados de fevereiro, a Revista de Tendências do Turismo. A nova publicação traz um retrato das projeções para a atividade no período pós-pandemia.
Desenvolvida pela Secretaria Nacional de Desenvolvimento e Competitividade do Turismo (SNDTur), a publicação mostra as tendências do setor – como o turismo de experiência, o turismo gastronômico e as férias com autocuidado.
Caravanismo
Um dos destaques da revista é o caravanismo, forma de viajar a bordo de um veículo que serve como meio de transporte e acampamento, que ganhou força no Brasil durante a pandemia. O turismo rodoviário já existia – mas o mercado de motorhomes se fortaleceu nos últimos dois anos e a tendência é que permaneça aquecido em 2022.
Neste sentido, o Ministério do Turismo criou o Grupo de Trabalho de Caravanismo e Ponto de Apoio ao Viajante (PAV), que tem como objetivo estruturar áreas de apoio aos turistas, incentivar esse tipo de viagem no país, além de gerar emprego e renda para as comunidades em torno destes centros de apoio.
Destinos seguros
Outra tendência que ganhou força durante a pandemia e deve permanecer em alta é a busca por destinos seguros, do ponto de vista sanitário. Em 2020, a Pasta lançou o Selo Turismo Responsável, com protocolos de biossegurança para 15 atividades do setor – hoje já são mais de 30,7 mil selos emitidos em todo o Brasil.
A Revista de Tendências do Turismo, inclusive, mostra os 10 municípios com maior quantidade proporcional de selos, levando em conta o número de empreendimentos inscritos no Cadastro de Prestadores de Serviços Turísticos (Cadastur). Dos 10 destinos, oito estão localizados no Nordeste, sendo que Mucuri (91,67%) e Camamu (89,29%), ambas cidades da Bahia, ocupam o primeiro e segundo lugares em número de selos responsáveis, respectivamente.
Revenge Travel
De acordo com a revista, a ansiedade de voltar a viajar como antes da pandemia deu outro sentido às viagens – tanto que foi criado o termo “Revenge Travel”, que em tradução livre pode significar ‘viagem da desforra’. Como nunca, as viagens passaram a ser incluídas em momentos importantes da vida dos turistas, como aniversários, formaturas, entre outros. Para compensar o tempo perdido e até a economia forçada durante o bloqueio sanitário, os viajantes estão investindo em destinos e requisitando serviços de luxo.
Workation
O termo Workation, que une as palavras work (trabalho) e vacation (férias), também surgiu como um novo conceito de viagem do pós-pandemia – o estilo está relacionado à forma de trabalho remoto – graças às opções de trabalho não presencial e a popularização da Internet os turistas podem unir o home office às viagens, reservando momentos de lazer para depois do expediente, em diferentes cenários.
Destinos de Natureza
Os destinos de natureza são mais uma tendência apontada pela revista – com ênfase nas viagens para lugares de praia e sol, e no ecoturismo.
Na pesquisa realizada pelo Ministério do Turismo, 25 destinos se destacam para o ano de 2022. Entre os que mais relevantes está a Serra da Capivara, no Piauí, que constas, inclusive, na seleção do The New York Times.
Mas há lugares para todos os gostos: praias, montanhas, metrópoles, cidades do interior e muito mais. Confira, então, os 25 destinos de destaque para 2022:
Fortaleza (CE)
Fortaleza é um dos principais destinos turísticos do Nordeste. A cidade, onde o sol brilha praticamente o ano inteiro, oferece muitas opções de passeios e entretenimento, com belas praias, parque aquático, rica cultura e ótimas opções gastronômicas em restaurantes e barracas de praia. Fortaleza também serve como ponto de partida para visitar outras joias do litoral cearense, como Jericoacoara e Canoa Quebrada.
Alter do Chão (PA)
Alter do Chão, no Pará, ganhou fama mundial após ser citado pelo jornal britânico, The Guardian, como um dos mais belos destinos de praia do Brasil. O lugar, de natureza exuberante, conta com o verde denso da floresta amazônica e as tonalidades inimagináveis das águas dos rios Tapajós e Arapiuns.
Maceió (AL)
Maceió, a capital das Alagoas, tem um litoral digno de ser comparado às melhores praias do Caribe. O mar de águas com diferentes nuances de cores, as piscinas naturais de água morna, os coqueiros e a brisa são um convite irresistível aos turistas. Vale destacar que Maceió está a cerca de 120 quilômetros de Maragogi, imperdível pelos seus famosos passeios às piscinas naturais, como Galés, Taoca e Barra Grande.
Jalapão (TO)
Localizado no extremo leste do estado do Tocantins, a cerca de 300 quilômetros da capital, Palmas, está o Jalapão. Em meio ao cerrado brasileiro, o lugar é repleto de paisagens grandiosas, dunas douradas, cachoeiras e fervedouros – o que o faz ideal para os amantes do ecoturismo. Longe dos grandes centros urbanos, a região engloba diferentes áreas de preservação, inclusive o Parque Estadual do Jalapão.
Natal (RN)
No ponto extremo do Nordeste brasileiro está outro destino de praia digno da lista de tendências para o turismo em 2022 – Natal. A capital do Rio Grande do Norte é dona de praias paradisíacas, lagoas e dunas, além de ter o sol a seu favor quase o ano inteiro. A praia de Ponta Negra e a Praia dos Artistas são ideais para um início de tour pela costa potiguar. Mas além da capital, Pipa e Genipabu são verdadeiros oásis e precisam estar no roteiro de qualquer turista que chega à cidade.
E os outros 20 destinos…
Belém (PA)
Boa Vista (RR)
Bonito (MS)
Campos do Jordão (SP)
Chapada dos Veadeiros (Alto Paraíso e Cavalcante-GO)
Fernando de Noronha (PE)
Florianópolis (SC)
Gramado (RS)
Ilhabela (SP)
João Pessoa (PB)
Paraty (RJ)
Pirenópolis (GO)
Porto Alegre (RS)
Porto de Galinhas (Ipojuca-PE)
Porto Seguro (BA)
Praia Grande (SC)
Rio de Janeiro (RJ)
São Paulo (SP)
Serra da Capivara (PI)
Ubatuba (SP)
FONTE: ISTOÉ
COMENTÁRIOS