Postado em quarta-feira, 12 de janeiro de 2022
às 15:19
O que é a ciência da felicidade e qual a relação com o seu bem estar
Descubra o que a ciência da felicidade já comprovou sobre esse sentimento tão desejado
Você sabia que existe uma ciência que estuda a felicidade? É isso mesmo! E esse estudo é coisa séria! As áreas que formam a ciência da felicidade se dedicam a entender como manter esse sentimento de forma duradora e assim melhorar nossa qualidade de vida e bem estar.
Como ser mais feliz? Entenda o que a ciência tem a dizer sobre a felicidade.
Ciência da felicidade: o que é e como é formada
Para entender é ciência da felicidade, é preciso ter em mente que esse é um campo científico multidisciplinar que possui três pilares principais focados em entender e principalmente melhorar a relação com o nosso bem estar.
Segundo o idealizador do congresso da felicidade, Gustavo Arns, é graças aos avanços dos estudos da ciência da felicidade que conseguimos compreender a nos mesmos e com isso viver uma vida melhor.
Os pilares de felicidade segundo a ciência
Depois de décadas buscando compreender o que é a felicidade e como podemos ser mais felizes, a ciência tem três principais pilares para a felicidade: a psicologia positiva, neurociência e ciência das emoções.
1. Psicologia positiva: um ramo de estudo dentro da psicologia que estuda o lado positivo da vida humana e trazer a mudança de foco.
A psicologia positiva não se trata de eliminar a tristeza ou de qualquer outro sentimento negativo. Mas um conjunto de técnicas que viabilizam estratégias para a promoção das experiências e dos sentimentos que nutrem nosso bem-estar.
Veja também: 3 práticas de psicologia positiva para trazer mais felicidade
2. Neurociência: a área que estuda nosso cérebro e graças ao avanço da tecnologia conseguiu mapear muito do que se passa dentro dele, incluindo funcionamento de uma série de hormônios e eurotransmissores pelos quais percebemos as sensações, sentimentos e emoções.
3. Inteligência Emocional: a ciência das emoções, que pesquisa sobre o equilibrio emocional e relação com o bem estar e voltou a academia em 1995 com a publicação do livro de Daniel Goleman.
Com a contribuição de cada uma dessas áreas, identificamos algumas pistas de como podemos ser verdadeiramente felizes e conectados por uma vida com mais propósito.
FONTE: GSHOW
COMENTÁRIOS