Postado em segunda-feira, 6 de dezembro de 2021 às 22:10
Atualizada em terça-feira, 7 de dezembro de 2021 às 22:01

Casos suspeitos e confirmados provocam suspensão de aulas

Algumas escolas da cidade estão com suspensão total das aulas e em outras a suspensão é parcial.


 Da Reportagem

Nas últimas semanas três escolas da rede estadual e uma da rede municipal tiveram as aulas suspensas devido a casos suspeitos e confirmados de covid-19. Mas há também casos de suspensões parciais, de turmas específicas em algumas escolas. A medida foi determinada pela Vigilância Sanitária de Alfenas que constatou casos positivados de alunos e até professores em alguns casos.

No último dia 26, o Gabinete de Enfrentamento da covid-19 deliberou a suspensão das atividades presenciais em três escolas da rede estadual por um período de 14 dias. Com isso, essas instituições poderão retomar as aulas presenciais nos próximos dias – no caso da E.E. Pref. Ismael Brasil Corrêa as aulas presenciais serão retomadas nesta quarta-feira, 8. Foi a primeira, entre as três, a suspender as aulas presenciais, migrando para aulas online.

Síndrome gripal

Oficialmente, a Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE) afirmou que a suspensão ocorreu preventivamente, seguindo protocolos municipais, devido a suspeita de síndrome gripal em servidores e alunos.

"Ressaltamos que o Protocolo Sanitário de Retorno às Atividades Escolares Presenciais, da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), prevê a suspensão das atividades presenciais por 14 dias quando há mais de um caso suspeito e com diagnóstico confirmado de covid-19 em uma mesma turma, turno ou escola. Cada situação é analisada de forma específica, migrando o atendimento aos alunos para o regime remoto em todos os casos necessários", informou.

No último dia 3, a Coordenação da Vigilância Epidemiológica encaminhou ofício a Coordenadoria da Vigilância Sanitária comunicando a necessidade de suspensão das atividades presenciais no Cemei Lago Azul por 14 dias. Apenas o setor administrativo, que não teve contato direto com o caso positivo, deveria seguir no regime presencial.

Suspensão parcial

Há ainda outros casos de suspensão parcial de turmas, como na Escola Municipal Dr. Fausto Monteiro (no Gaspar Lopes) onde a Coordenadoria de Vigilância Epidemiológica apontou a necessidade de suspensão das aulas presenciais para uma turma de 4ª série. Na E.E. Coronel José Bento houve suspensão de turno e, na E.E. Prof. Viana, inicialmente de uma turma de 8ª série.

Outros casos suspeitos de síndrome gripal ou de contato com pessoas positivadas com a covid-19 foram relatadas nos últimos dias a Vigilância Sanitária. No sábado, o coordenador municipal da Vigilância Sanitária, Wagner Soares, informou que essa semana o órgão deverá notificar outras instituições de ensino para suspensão, parcial ou total (dependendo do caso), das atividades presenciais.

Na rede estadual o calendário oficial prevê dias letivos até a próxima semana, porém as aulas estão em fase de encerramento do ano letivo, com fechamento de notas. 



NOTÍCIAS RELACIONADAS


DEIXE SEU COMENTÁRIO

Caracteres Restantes 500

Termos e Condições para postagens de Comentários


COMENTÁRIOS

    Os comentários são de responsabilidade exclusiva dos autores.

     
     
     
     

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Informamos ainda que atualizamos nossa

Estou de acordo