Postado em quarta-feira, 9 de junho de 2021
às 10:10
Machado cria auxílio emergencial para atender famílias em situação de vulnerabilidade social
Com o objetivo de amenizar o forte impacto que a pandemia do novo coronavírus está causando na renda familiar dos machadenses e sensível a esta questão, a Prefeitura de Machado, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento e Promoção Social, vai disponibilizar o Auxílio Emergencial Municipal.
Terá direito ao auxílio, no valor de R$ 100, em parcela única, as famílias ou indivíduos residentes no município, e que estiverem regularmente inscritos no CAD Único - Cadastro Único de Programas Sociais do Governo Federal, que sejam beneficiárias do Programa Bolsa Família; que não sejam beneficiários do BPC - Benefício de Prestação Continuada, seguro-desemprego, ou recebam benefícios previdenciários de qualquer natureza.
O projeto se justifica devido aos reflexos trazidos pela pandemia mundial da covid-19, sobretudo relacionados à saúde e à economia. O prefeito Maycon Willian ressalta que tem observado, junto ao CRAS e CREAS, um aumento considerável de famílias em situação de vulnerabilidade social. “Um dos fatores predominantes que levaram a esse acréscimo exponencial da pobreza é o desemprego e a diminuição da renda das pessoas causadas pela pandemia”, relata.
Maycon Willian também ressalta que muitas pessoas e até mesmo famílias, não conseguiram o auxílio fornecido pelo Governo Federal e, mesmo as que conseguiram, já enfrentam novas dificuldades com o prolongamento da crise. “O auxílio emergencial tem por intenção contribuir, ainda que de forma modesta, com as pessoas mais pobres da nossa comunidade”, finaliza.
O Executivo acredita que em conjunto com os demais programas sociais, tais como o Bolsa Família, auxílios eventuais com doação de gás de cozinha e cestas básicas, possa contribuir para amenizar as necessidades mais básicas da população de Machado.
Nesta semana, o prefeito Maycon Willian assinou os cheques que serão destinados às famílias. A cerimônia de entrega do benefício começará nesta sexta-feira (11), às 8h, na Casa da Cultura, respeitando do calendário estipulado pela secretaria. Os primeiros a receber serão as pessoas que possuem o Bolsa Família, nascidos em janeiro. O beneficiado, titular, deve comparecer com documento de identificação original com foto e o cartão do Bolsa Família. Na segunda-feira, às 8h, as pessoas nascidas em fevereiro.
Vale ressaltar que outro objetivo do projeto, com o pagamento deste auxílio, é de injetar quase R$ 150 mil no comércio local a fim de também beneficiar os pequenos empresários que estão sofrendo com as consequências da pandemia.
COMENTÁRIOS