Postado em sábado, 24 de abril de 2021
às 13:01
Alfenas ultrapassa 6 mil casos de covid-19
Foram 25 mortes e mais de 1 mil casos em menos de 30 dias, de acordo com os dados oficiais.
Alessandro Emergente
Alfenas chegou a 6.022 casos confirmados de covid-19 e 137 mortes em decorrência da doença. Os dados são do boletim epidemiológico, da Secretaria Municipal de Saúde, divulgado na sexta-feira, 23, e referem-se ao histórico da pandemia, iniciada no ano passado.
Na sexta-feira, mais uma morte foi confirmada: a de um homem, que tinha 58 anos e estava internado no Hospital Santa Casa (HSC). No boletim anterior, divulgado na quarta-feira, foram quatro mortes confirmadas: dois homens de 70 anos e duas mulheres, de 54 e 81 anos.
De acordo com a estatística da Secretaria Municipal de Saúde, foram mais de 1 mil registros de novos casos de infecção em Alfenas em menos de 30 dias. O boletim epidemiológico do dia 26 de março apontou 5.006 casos e 112 mortes. Ou seja, foram 25 mortes nesse período.
Diante do aumento de casos no último mês, o governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), decretou a Onda Roxa, fase mais restritiva do programa Minas Consciente, que começou a vigorar no dia 17 de março e foi estendida até a semana passada, quando as regras foram flexibilizadas em relação a fase anterior, com a adesão a Onda Vermelha.
Números permanecem alto
Apesar das restrições nesse período, os números permanecem alto. No boletim do dia 17 de março eram 462 pessoas em isolamento domiciliar e 17 pacientes internados em leitos de UTI (Unidade de Terapia Intensiva). No último dia 16, um dia após o governo mineiro confirmar que o Sul de Minas saiu da Onda Roxa e avançou para Onda Vermelha, eram 561 pessoas em isolamento domiciliar e 33 internações.
O boletim epidemiológico de sexta-feira, 23 de abril, informou que 442 pessoas seguem em isolamento domiciliar e 30 estão internadas. Ou seja, números semelhantes aos registrados pouco antes da Onda Roxa.
A Santa Casa informou, no boletim divulgado na sexta-feira, que, além dos 30 pacientes internados em UTI, outros 14 seguem na enfermaria. Dos 44 pacientes, 20 são de Alfenas. No HSC são 30 vagas de UTI (100% de ocupação) e 35 na enfermaria (40% de ocupação).
Além do HSC, os pacientes da região, que dependem de UTI, são direcionados, via SUS (Sistema Único de Saúde), para o Hospital Imesa, que integra a rede privada. Porém, foi firmado um convênio com o SUS para encaminhamento do excedente da Santa Casa.
No último dia 5, a Câmara Municipal autorizou a Prefeitura de Alfenas repassar R$ 243 mil para custeio de 20 leitos de UTIs em Machado e Poço Fundo para atendimento de pacientes com covid-19. Com isso, são 50 leitos para atender a demanda da região.
NOTÍCIAS RELACIONADAS
- Decreto volta a exigir máscaras em escolas, transporte coletivo e unidades de saúde
- Covid-19 faz vítima com esquema vacinal completo
- Alfenas volta a registrar morte por covid-19
- Alta em casos de covid-19 é registrada em Alfenas e na região
- Prefeitura oficializa fim da situação de emergência
COMENTÁRIOS