Postado em quarta-feira, 10 de março de 2021
às 13:01
Leitos de UTI da Santa Casa atingem 100% de ocupação
Os leitos dedicados a pacientes com covid-19 chegou a lotação máxima, sendo 28 da regional de Alfenas.
Alessandro Emergente
Os leitos de UTI (Unidade de Terapia Intensiva), dedicados a pacientes com a covid-19, atingiu a lotação máxima das vagas nesta quarta-feira. Um documento (CLIQUE AQUI), da direção do Hospital Santa Casa (HSC) comunica a Secretaria Municipal de Saúde e a Coordenação de Regulação da Superintendência Regional de Saúde (SRS/Alfenas) sobre a ocupação das 30 vagas.
Os 30 leitos exclusivos para tratamento da covid-19 seguem lotados e sem perspectiva de alta médica dos pacientes, segundo o documento. Com isso, novos pacientes da regional de Alfenas, que dependem de UTI, deverão ser deslocados para outras regiões por meio da central de regulação da Secretaria de Estado de Saúde/Minas Gerais (SES/MG).
Dos 30 pacientes, 28 são da regional de Alfenas e dois vieram de outras regiões, encaminhados pela central de regulação. A informação foi confirmada pelo diretor clinico do HSC, Carlos Marcelo Barros.
Sobre o número de pacientes, moradores de Alfenas, ainda não há confirmação oficial, mas Barros adiantou que corresponde a mais da metade dos internados. No último boletim epidemiológico da Secretaria Municipal de Saúde, divulgado na segunda-feira, eram 16 pacientes de Alfenas internados. Um homem de 87 anos, que estava internado, faleceu, de acordo com o último boletim, totalizando 96 óbitos.
O SUS (Sistema Único de Saúde) é universal e de abrangência nacional. No final de fevereiro, a Santa Casa, de Alfenas, começou a receber pacientes de outras regiões, quando havia 17 leitos não ocupados. Dos 13 ocupados, nove eram de Alfenas naquela oportunidade.
NOTÍCIAS RELACIONADAS
- Decreto volta a exigir máscaras em escolas, transporte coletivo e unidades de saúde
- Covid-19 faz vítima com esquema vacinal completo
- Alfenas volta a registrar morte por covid-19
- Alta em casos de covid-19 é registrada em Alfenas e na região
- Prefeitura oficializa fim da situação de emergência
COMENTÁRIOS