Postado em quinta-feira, 11 de fevereiro de 2021
às 15:03
Alfenas recebe a 3ª remessa de vacinas contra a covid-19
As doses serão para imunizar mais 640 pacientes; 2.162 pessoas já foram vacinadas.
Alessandro Emergente
A terceira remessa de vacinas contra a covid-19 foi recebida pela Secretaria de Saúde de Alfenas na manhã desta quinta-feira. As doses haviam sido entregues a Superintendência Regional de Saúde um dia antes. Alfenas recebeu, nessa terceira remessa, doses para atender mais 640 pacientes.
De acordo com a secretária municipal de Saúde, Devi Cabral de Assis, com as novas doses recebidas continuará o processo de imunização de profissionais da área da saúde. Mesmo assim o número de doses recebidas ainda é insuficiente para imunizar todos os profissionais.
Os idosos acamados, a partir de 90 anos, estão na lista e devem ser imunizados nessa fase. Os demais idosos, com mais de 90 anos, ainda terão que aguardar novas remessas – ainda sem data definida. Segundo o levantamento da Secretaria de Saúde, são cerca de 1 mil idosos nesse grupo.
Com as remessas anteriores, Alfenas conseguiu imunizar 2.162 pessoas que pertencem ao grupo prioritário, definido pelo Ministério da Saúde. A secretária de Saúde informou que foram vacinados todos os profissionais que atuam na linha de frente de combate à covid-19, além profissionais e pacientes em instituições de longa permanência, como nas residências terapêuticas, no Hospital Neuro Psiquiátrico de Alfenas (Hospital do Bagé) e os moradores do Asilo Lar São Vicente de Paulo. A equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) também já foi imunizada.
Em relação aos hospitais (Santa Casa, Alzira Velano e Imesa), Devi disse que ainda faltam os profissionais do setor administrativo, mas que não estão incluídos na lista dessa nova remessa. Com o terceiro lote recebido, a Secretaria de Saúde imunizará profissionais de várias unidades de saúde, como no Ambulatório Dr. Plínio do Prado Coutinho, agentes de saúde, agentes de combate a endemias, entre outros.
As doses dessa terceira remessa são somente da Coronavac, produzidas no Instituto Butatan, e chegaram a Belo Horizonte no último domingo. Na manhã de quarta-feira, a Superintendência Regional de Saúde de Alfenas recebeu 7 mil doses para redistribuir entre os municípios que integram a regional, entre eles Alfenas.
Segundo dados da Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG), mais de 40 mil pessoas no Sul de Minas já foram imunizadas. Por enquanto, a vacina está restrita aos profissionais da saúde, idosos em casas terapêuticas, pessoas com deficiência em instituições de longa permanência e indígenas.
Em um vídeo publicado no Facebook, o prefeito Luiz Antônio da Silva (Luizinho/PT) explicou que a Prefeitura de Alfenas está seguindo rigorosamente os critérios definidos pelo Ministério da Saúde e a lista de imunizados está sendo enviada para o Ministério Público.
NOTÍCIAS RELACIONADAS
- Decreto volta a exigir máscaras em escolas, transporte coletivo e unidades de saúde
- Covid-19 faz vítima com esquema vacinal completo
- Alfenas volta a registrar morte por covid-19
- Alta em casos de covid-19 é registrada em Alfenas e na região
- Prefeitura oficializa fim da situação de emergência
COMENTÁRIOS