Postado em sexta-feira, 22 de janeiro de 2021 às 16:04
Atualizada em segunda-feira, 25 de janeiro de 2021 às 01:54

Vacina contra a covid-19 é monitorada pela GCM

Menos 20% do público-alvo dessa primeira etapa foi imunizada.


Da Redação

O lote de vacinas Coronavac, recebida por Alfenas, está sendo monitorado pela Guarda Civil Municipal (GCM). Os frascos, de posse da Secretaria Municipal de Saúde, referem-se ao restante da primeira dose da vacinação e não a segunda dose como informado anteriormente. Um esquema especial de vigília está sendo realizado pela GCM. A segunda dose está de posse da Superintendência Regional de Saúde e sob vigilância da Polícia Militar.

No total a Prefeitura de Alfenas receberá, deste primeiro lote da Coronavac, 1.532 doses para a imunização de 766 pessoas, que atendam ao critério de prioridade estabelecido pelo Ministério da Saúde. O intervalo de vacinação entre a primeira e a segunda dose tem sido discutido por pesquisadores em relação a eficácia, porém a recomendação é de cerca de 20 dias, conforme cronograma da Secretaria de Estado de Saúde.

As vacinas estão sendo monitorada por equipes da Guarda Municipal (Fotos: Divulgação)


As doses recebidas são insuficientes para atender o grupo prioritário nessa primeira fase de vacinação. Além dos profissionais de saúde, que atuam na linha de frente no combate a covid-19, também podem ser vacinadas a seguintes pessoas: 1) quem tem a partir de 60 anos e que esteja em asilos ou instituições de longa permanência, 2) pessoas com deficiência que estejam em instituições de longa permanência e 4) a população indígena vivendo em terras indígenas.

Com isso, segundo a Prefeitura, menos de 20% do público-alvo foi imunizado. Além dos funcionários dos hospitais foram vacinadas pessoas que trabalham no Asilo Lar São Vicente de Paulo, nas residências terapêuticas e hospital psiquiátrico.

Devido a essa situação, a Prefeitura de Alfenas anunciou que irá enviar um ofício para a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) solicitando mais doses da vacina contra o novo coronavírus. A cidade tem 4 mil profissionais de saúde e cerca de 100 idosos que vivem em casas de repouso.



NOTÍCIAS RELACIONADAS


DEIXE SEU COMENTÁRIO

Caracteres Restantes 500

Termos e Condições para postagens de Comentários


COMENTÁRIOS

    Os comentários são de responsabilidade exclusiva dos autores.

     
     
     
     

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Informamos ainda que atualizamos nossa

Estou de acordo