Postado em quinta-feira, 14 de janeiro de 2021
às 11:11
Secretaria de Saúde amplia atendimento para síndrome gripal nos PSFs
Medida é uma estratégia para desafogar a unidade de atendimento da Santa Casa, referência no combate a covid-19.
Da Redação
A Secretaria de Saúde de Alfenas ampliou o horário de atendimento nas unidades dos PSFs (Programa Saúde da Família) que vão dar assistência exclusiva a casos de síndrome gripal leves. Essas unidades utilizam protocolo do Ministério da Saúde para agilizar os atendimentos e desafogar o pronto socorro do Hospital Santa Casa (HSC), referência no tratamento da covid-19 em Alfenas e na região.
Os profissionais de saúde das unidades fazem a triagem e o atendimento, que pode envolver orientação médica, prescrição de medicamentos, indicação de isolamento domiciliar, ou mesmo encaminhar para o hospital, em casos mais graves.
De acordo coma Prefeitura, o atendimento para síndrome gripal feita nos PSFs é uma estratégia que contribui para o enfrentamento da pandemia, em virtude do aumento de internações nas UTIs (Unidade de Terapia Intensiva) da Santa Casa atingir nos últimos dias 90% de ocupação dos leitos.
A ampliação do atendimento nas unidades de PSF foi anunciada pelo prefeito Luiz Antônio da Silva (Luizinho/PT) como uma das medidas emergenciais diante do aumento de casos de pacientes com sintoma da covid-19. A ampliação do horário de atendimento foi iniciada na última segunda-feira.
NOTÍCIAS RELACIONADAS
- Decreto volta a exigir máscaras em escolas, transporte coletivo e unidades de saúde
- Covid-19 faz vítima com esquema vacinal completo
- Alfenas volta a registrar morte por covid-19
- Alta em casos de covid-19 é registrada em Alfenas e na região
- Prefeitura oficializa fim da situação de emergência
COMENTÁRIOS