Postado em terça-feira, 12 de janeiro de 2021 às 13:01

Boletins epidemiológicos mostram salto de casos de covid-19 em Alfenas

O histórico de casos confirmados de pacientes com covid-19 se aproxima de 3 mil.


Alessandro Emergente

Os boletins epidemiológicos da Secretaria Municipal de Saúde, divulgados nos últimos 13 dias, mostram o avanço dos casos de pacientes com covid-19 em Alfenas. São 438 casos confirmados nesse período, subindo de 2.521 para 2.959, próximo de 3 mil confirmações desde o início da pandemia.

A comparação é feita considerando o boletim epidemiológico do dia 30 de dezembro ao documento publicado no final da tarde de segunda-feira, 11 de janeiro. Outros indicadores também mostram o avanço da pandemia: o número de pacientes em isolamento domiciliar subiu de 132 para 428 no mesmo período. Nesses casos são pacientes com sintomas da doença, que são monitorados pelas equipes de saúde e seguem em isolamento como medida preventiva.

Os dois boletins epidemiológicos divulgados pela Secretaria de Saúde nos dias 30 de dezembro e 11 de janeiro


Um dos números mais preocupantes é o de pacientes internados no Hospital Santa Casa (HSC), onde está a unidade de atendimento especializado durante a pandemia. De quatro subiu para 11 internações, considerando apenas pacientes de Alfenas.

Porém, como o HSC é referência regional, os leitos atingiram na semana passada 90% de ocupação. São 30 vagas para os casos mais graves, que necessitam de leitos de UTI (Unidade de Terapia Intensiva).

O risco de um colapso no sistema preocupa e, por isso, o prefeito de Alfenas, Luiz Antônio da Silva (Luizinho/PT), anunciou a instalação de mais 15 leitos de UTI, porém ainda é necessário contratar profissionais para composição das equipes plantonistas.



NOTÍCIAS RELACIONADAS


DEIXE SEU COMENTÁRIO

Caracteres Restantes 500

Termos e Condições para postagens de Comentários


COMENTÁRIOS

    Os comentários são de responsabilidade exclusiva dos autores.

     
     
     
     

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Ok, eu aceito