Postado em quinta-feira, 29 de outubro de 2020 às 17:05

Mais da metade das internações por covid-19 em Alfenas necessitaram de UTI

A taxa de mortalidade de pacientes com Covid-19 na Santa Casa de Alfenas é menor que a média nacional.


Alessandro Emergente

Um levantamento sobre as internações hospitalares no Hospital Santa Casa (HSC), de Alfenas, de pacientes com a covid-19, até o último dia 27, mostra que metade dos pacientes tiveram que ocupar leitos de UTI (Unidade de Terapia Intensiva).

Desde o início da pandemia até o último dia 27 foram 606 pacientes internados, sendo que 333 tiveram que ocuparem os leitos de UTIs. Ou seja, 54,9% desses pacientes necessitaram de atendimento nas unidades de terapia intensiva. Esses números referem-se a região atendida pelo HSC.

Os leitos chegaram quase ao limite de vagas após o feriado de 7 de setembro, quando a pandemia registrou uma aceleração de casos de internações. O último boletim epidemiológico da Secretaria Municipal de Saúde, divulgado na noite de quarta-feira, mostra uma queda nas internações nos últimos dias. São sete internações, segundo o último boletim.

Taxa de mortalidade

De acordo com os dados da Santa Casa, foram registrados 87 óbitos até o último dia 27 na região de abrangência da unidade. A taxa de mortalidade, calculada a partir de internações e mortes, é de 14,35%, o que fica abaixo da média nacional – tanto de hospitais públicos quanto de privados.

A taxa de mortalidade na unidade da Santa Casa de Alfenas é menor que a média nacional (Foto: Reprodução/EPTV)


A comparação não remete ao mesmo período, mas serve como parâmetro. Dados nacionais do final de junho mostram que a taxa nacional de mortalidade em unidades públicas era de 19,5%, enquanto que nos hospitais públicos esse número chegou a 38,5%.

Os dados nacionais são referentes as saídas de UTI entre 1º de março a 15 de maio, período em que muitos estados registraram fila de espera para terapia intensiva. O levantamento foi produzido pela Associação de Medicina Intensiva Brasileira (Amib) por meio do projeto "UTIs Brasileiras".

O diretor clínico do HSC, Carlos Marcelo de Barros, lembra que Alfenas registrou um pico de contaminação no Asilo Lar São Vicente de Paulo, gerando 17 mortes. Essa situação, afetando pacientes de alto risco, elevou a taxa de mortalidade. “Recebemos pacientes com quadros complexos de várias cidades, mas a taxa de mortalidade está bem abaixo da média nacional se comparável aos melhores serviços privados do país”, observa. 

No total, a unidade de atendimento especial da Santa Casa, de Alfenas, já atendeu 7.405 pacientes, mas nem todos esses casos foram para internações.

Em Alfenas

O boletim epidemiológico da Secretaria de Saúde de Alfenas, divulgado na noite de quarta-feira (28), já aponta 53 óbitos, considerando apenas moradores de Alfenas. A vítima mais recente é um homem de 65 anos, que estava internado na Santa Casa. Já são 1.961 casos confirmados desde o início da pandemia do novo coronavírus (Sars-Cov-2).



NOTÍCIAS RELACIONADAS


DEIXE SEU COMENTÁRIO

Caracteres Restantes 500

Termos e Condições para postagens de Comentários


COMENTÁRIOS

    Os comentários são de responsabilidade exclusiva dos autores.

     
     
     
     

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Informamos ainda que atualizamos nossa

Estou de acordo