Postado em quarta-feira, 29 de julho de 2020
às 23:11
Mais de 80% dos idosos do Asilo de Alfenas foram contaminados
98 dos 117 idosos do Lar São Vicente de Paulo foram diagnosticados com a Covid-19 desde o início da pandemia.
Alessandro Emergente
A contaminação pelo novo coronavírus (Sars-Cov-2) atingiu 83,7% dos idosos, residentes no Lar São Vicente de Paulo, desde o início da pandemia. Desse total, 16 não resistiram a Covid-19 e faleceram. Somados a outras cinco vítimas, a cidade já registra 21 mortes, segundo boletim epidemiológico divulgado nesta quarta-feira.
A mais recente vítima da Covid-19 entre os moradores do Asilo de Alfenas é um idoso, que tinha 74 anos. Outras duas mortes, que aparecem no novo boletim epidemiológico, são de um homem de 86 anos e outro de 45 anos. O último boletim, divulgado pela Secretaria de Saúde na segunda-feira, apontava 18 mortes, sendo 15 do Lar São Vicente de Paulo.
Do histórico de 98 casos positivos no Asilo, quatro estão internados, sendo dois na UTI (Unidade de Terapia Intensiva), do Hospital Santa Casa (HSC). Sessenta e cinco idosos já estão recuperados, segundo a secretária de Saúde, Deyv Cabral de Assis. Um desses casos foi de uma paciente que deixou a internação nesta semana. Ela chegou a estar internada na UTI e respondeu positivamente ao tratamento.
Com o alto número de contaminação entre os moradores do Asilo, a Prefeitura de Alfenas resolveu inverter a estratégia de isolamento. Antes, os idosos com casos positivos estavam na Casa de Apoio, da Associação Vida Viva. Agora, são os idosos, que testaram negativo, que foram levados para a ONG.
No prédio do Asilo, que passou por um processo de desinfecção, estão os idosos que testaram positivo em exames recentes disponibilizados pelo Rotary Clube. Uma médica geriátrica foi contratada pela Prefeitura de Alfenas para acompanhar a saúde dos idosos. A contratação foi em atendimento a uma recomendação do Ministério Público.
Além dos idosos, 15 funcionários também tiveram os resultados dos exames como positivo para a Covid-19. Alguns já estão recuperados e retornaram para o trabalho.
Segundo o prefeito de Alfenas, Luiz Antônio da Silva (Luizinho/PT), houve testagens em massa no Asilo. A primeira delas foi no início de maio, quando foram testados os funcionários. Em junho os idosos passaram por exames. A média de idade entre os moradores do Lar São Vicente de Paulo é de 75 anos.
O prefeito, acompanhado da secretária de Saúde e sua equipe, e a direção do Asilo concederam entrevista coletiva à imprensa na tarde desta quarta-feira. A entrevista, transmitida ao vivo pelas redes sociais, foi no gabinete oficial.
289 casos em Alfenas
Em Alfenas já são 289 casos de Covid-19 desde o início da pandemia. Foram quase 100 casos confirmados em apenas dois dias, de segunda-feira para essa quarta-feira.
De acordo com os dados, desta quarta-feira, 133 pacientes estão em isolamento domiciliar e 250 casos estão sendo acompanhados pelas equipes de saúde.
Dos 15 pacientes internados na Santa Casa, 11 são moradores de Alfenas. Oito estão internados na terapia intensiva e outros sete na enfermaria, segundo o diretor clínico do HSC, Carlos Marcelo Barros, ao G1. Com isso, nessa quarta-feira, o nível de ocupação das UTIs estava abaixo de 50% da capacidade.
NOTÍCIAS RELACIONADAS
- Decreto volta a exigir máscaras em escolas, transporte coletivo e unidades de saúde
- Covid-19 faz vítima com esquema vacinal completo
- Alfenas volta a registrar morte por covid-19
- Alta em casos de covid-19 é registrada em Alfenas e na região
- Prefeitura oficializa fim da situação de emergência
COMENTÁRIOS