Postado em segunda-feira, 22 de junho de 2020 às 18:06

Prefeitura suspende flexibilização após novos casos de Covid-19

O registro de sete novos casos nos últimos dias fez com que sinal de alerta fosse aceso.


Alessandro Emergente

O prefeito de Alfenas, Luiz Antônio da Silva (Luizinho/PT), anunciou a suspensão de medidas de flexibilização e a intensificação de ações preventivas contra o risco de avanço da pandemia, num período indicado por especialistas como interiorização do novo coronavírus (Sars-Cov-2).

Um decreto municipal permitiria, a partir de 1° de julho, eventos festivos com até 50 pessoas seguindo uma série de regras e com autorização prévia da Vigilância Sanitária. Até o início da semana a cidade permanecia um quadro de relativa estabilidade, sem internações hospitalares, segundo o boletim epidemiológico do último dia 15.

Sete novos casos confirmados

Mas, na sexta-feira (19) e no sábado (20), dois novos boletins epidemiológicos foram publicados na sequência, trazendo preocupação ao Gabinete Municipal de Enfrentamento da Covid-19. O sinal de alerta apareceu com a confirmação de sete novos casos. Saltou de 17 para 24 casos positivos desde o início da pandemia. Foram quatro registros em apenas um dia. Clique e confira os boletins epidemiológicos

No boletim de sábado já aparecia uma internação, situação que não vinha sendo registrada nos documentos anteriores. Apesar de não haver colapso no sistema de atendimento, a situação, em um momento de interiorização do vírus, fez com que a medida de flexibilização para o setor de eventos – fortemente afetado economicamente – fosse suspensa.

Segundo o prefeito, no próximo dia 29 o Gabinete Municipal de Enfrentamento da Covid-19 deve avaliar os números e as tendências para tomar uma decisão. Cidades no entorno de Alfenas já vinham registrando aumento da Covid-19, segundo Luizinho.

Novas ações

Nesta segunda-feira, em um novo vídeo, o prefeito anunciou novas medidas de prevenção como a aplicação de testes em servidores que atuam na barreira sanitária, no atendimento a população e em profissionais de saúde das unidades básicas.

A equipe do Gabinete Municipal de Enfrentamento da Covid-19 também vai se reunir, na manhã desta terça-feira, com proprietários de bares para o cumprimento de normas já estabelecidas. Caso as medidas não ocorram, ações mais duras previstas nos decretos, como suspensão de alvarás, poderão ser adotadas. “Não podemos relaxar nesse momento”, afirmou o prefeito.

O comando da Polícia Militar também informou que realizará, com apoio da Guarda Civil Municipal (GCM), operações preventivas na cidade para evitar aglomerações. Nas últimas semanas algumas aglomerações foram registradas e causaram preocupação.

Nessa segunda-feira, o boletim epidemiológico da Secretaria de Estado de Saúde registrou recorde negativo de casos confirmados de Covid-19 no Sul de Minas. A região soma 2.401 casos confirmados, com 74 mortes.



NOTÍCIAS RELACIONADAS


DEIXE SEU COMENTÁRIO

Caracteres Restantes 500

Termos e Condições para postagens de Comentários


COMENTÁRIOS

    Os comentários são de responsabilidade exclusiva dos autores.