Postado em segunda-feira, 22 de junho de 2020
às 18:06
Prefeitura suspende flexibilização após novos casos de Covid-19
O registro de sete novos casos nos últimos dias fez com que sinal de alerta fosse aceso.
Alessandro Emergente
O prefeito de Alfenas, Luiz Antônio da Silva (Luizinho/PT), anunciou a suspensão de medidas de flexibilização e a intensificação de ações preventivas contra o risco de avanço da pandemia, num período indicado por especialistas como interiorização do novo coronavírus (Sars-Cov-2).
Um decreto municipal permitiria, a partir de 1° de julho, eventos festivos com até 50 pessoas seguindo uma série de regras e com autorização prévia da Vigilância Sanitária. Até o início da semana a cidade permanecia um quadro de relativa estabilidade, sem internações hospitalares, segundo o boletim epidemiológico do último dia 15.
Sete novos casos confirmados
Mas, na sexta-feira (19) e no sábado (20), dois novos boletins epidemiológicos foram publicados na sequência, trazendo preocupação ao Gabinete Municipal de Enfrentamento da Covid-19. O sinal de alerta apareceu com a confirmação de sete novos casos. Saltou de 17 para 24 casos positivos desde o início da pandemia. Foram quatro registros em apenas um dia. Clique e confira os boletins epidemiológicos
No boletim de sábado já aparecia uma internação, situação que não vinha sendo registrada nos documentos anteriores. Apesar de não haver colapso no sistema de atendimento, a situação, em um momento de interiorização do vírus, fez com que a medida de flexibilização para o setor de eventos – fortemente afetado economicamente – fosse suspensa.
Segundo o prefeito, no próximo dia 29 o Gabinete Municipal de Enfrentamento da Covid-19 deve avaliar os números e as tendências para tomar uma decisão. Cidades no entorno de Alfenas já vinham registrando aumento da Covid-19, segundo Luizinho.
Novas ações
Nesta segunda-feira, em um novo vídeo, o prefeito anunciou novas medidas de prevenção como a aplicação de testes em servidores que atuam na barreira sanitária, no atendimento a população e em profissionais de saúde das unidades básicas.
A equipe do Gabinete Municipal de Enfrentamento da Covid-19 também vai se reunir, na manhã desta terça-feira, com proprietários de bares para o cumprimento de normas já estabelecidas. Caso as medidas não ocorram, ações mais duras previstas nos decretos, como suspensão de alvarás, poderão ser adotadas. “Não podemos relaxar nesse momento”, afirmou o prefeito.
O comando da Polícia Militar também informou que realizará, com apoio da Guarda Civil Municipal (GCM), operações preventivas na cidade para evitar aglomerações. Nas últimas semanas algumas aglomerações foram registradas e causaram preocupação.
Nessa segunda-feira, o boletim epidemiológico da Secretaria de Estado de Saúde registrou recorde negativo de casos confirmados de Covid-19 no Sul de Minas. A região soma 2.401 casos confirmados, com 74 mortes.
NOTÍCIAS RELACIONADAS
- Decreto volta a exigir máscaras em escolas, transporte coletivo e unidades de saúde
- Covid-19 faz vítima com esquema vacinal completo
- Alfenas volta a registrar morte por covid-19
- Alta em casos de covid-19 é registrada em Alfenas e na região
- Prefeitura oficializa fim da situação de emergência
COMENTÁRIOS