Postado em sábado, 9 de maio de 2020
às 12:12
7° caso de paciente com coronavírus é confirmado em Alfenas
O número refere-se aos testes positivos da doença desde o início da pandemia.
Alessandro Emergente
Alfenas confirmou o 7° caso de teste positivo de paciente com a Covid-19, transmitido pelo vírus Sars-Cov-2, nome atribuído ao novo coronavírus. A informação foi confirmada na sexta-feira pela Prefeitura de Alfenas.
De acordo com o boletim epidemiológico semanal, divulgado pela Secretaria Municipal de Saúde na tarde de sexta-feira, desde o início da pandemia foram registrados 284 casos suspeitos, sendo que – até a publicação do último boletim – haviam 60 pacientes sendo monitorados.
>>Clique e confira todas a cobertura sobre a pandemia
Um total de 224 pacientes, com sintomas suspeitos da doença, já receberam alta clínica. Os números oficiais são considerados por especialistas como bem abaixo da realidade de pessoas infectadas, uma vez que o país tem baixo índice de testagem. Parte dos infectados são assintomáticos, mas são transmissores.
Recomendação
Em um vídeo, publicado em suas redes sociais, o prefeito Luiz Antônio da Silva (Luizinho/PT) recomendou a moradores de outras cidades a não se deslocarem para Alfenas caso não seja por motivos essenciais. A mensagem antecede o Dia das Mães e a preocupação é com o trânsito de pessoas, prejudicando o isolamento social, recomendado pela OMS (Organização Mundial de Saúde).
O prefeito, que aparece no vídeo ao lado do secretário municipal Leonardo Vilela (Defesa Social), fez um apelo para que as pessoas priorizem o contato virtual com as mães como medida preventiva. Disse ainda que o controle de entrada e saída de Alfenas, iniciado no final de março, será reforçado. “As entradas serão fechadas ainda mais. Só entrarão em Alfenas por necessidade essencial. Não ponha em risco quem você mais ama”, afirmou.
Em todo o país, já são mais de 10 mil mortes causadas pela Covid-19, segundo dados das secretarias estaduais divulgados pelo G1 neste sábado. Os casos confirmados chegam a 147.183. A maior taxa de ocupação de leitos é a do estado do Rio de Janeiro com 98% (dados do dia 4 de maio). Minas Gerais apresentava 59% no último dia 4.
NOTÍCIAS RELACIONADAS
- Decreto volta a exigir máscaras em escolas, transporte coletivo e unidades de saúde
- Covid-19 faz vítima com esquema vacinal completo
- Alfenas volta a registrar morte por covid-19
- Alta em casos de covid-19 é registrada em Alfenas e na região
- Prefeitura oficializa fim da situação de emergência
COMENTÁRIOS