Postado em sábado, 18 de abril de 2020 às 13:01

Bombeiros alertam para risco de queimaduras com álcool em gel

Uma série de orientações para evitar acidentes foram elencadas pelo Corpo de Bombeiros.


Da Redação

O Corpo de Bombeiros de Alfenas alerta a população sobre o uso inadequado do álcool em gel e faz orientações para a população. A ação é devido a uma preocupação com o risco de queimaduras ocasionados pelo álcool.

“O álcool, em qualquer uma de suas apresentações, é um líquido inflamável, volátil, portanto, seu uso requer cuidados”, alerta o sargento Míller.

O militar confirma a importância do produto para higienização e prevenção para evitar o contágio pelo vírus Sarv-Cov-2, da família coronavírus, responsável pela doença Covid-19. O uso do produto aumentou expressivamente devido a pandemia, declarada pela OMS (Organização Mundial de Saúde) no dia 11 de março.


O sargento Míller ao alertar para os riscos do uso inadequado do produto (Foto: Corpo de Bombeiros)


Apesar da importância do álcool (com concentração 70%), o sargento alerta que o seu uso excessivo pode gerar outros problemas. Por isso, uma das recomendações é usar o produto apenas quando não tiver condições de usar água e sabão, o que deve ser priorizado, principalmente em casa.

Para evitar acidentes, o Corpo de Bombeiros de Alfenas elencou orientações algumas medidas, que se adotadas, podem evitar acidentes como queimaduras ou risco de incêndio. Entre as medidas de segurança estão:
 
  • O uso do álcool em gel deve ser evitado em casa, pois dentro de casa use sabão e água.
  • O álcool deve ser armazenado em local seguro, longe do alcance de crianças.
  •  Não higienize as mãos próximo ao fogo e nem acenda cigarro após higienizar as mãos com álcool em gel.
  • A limpeza de móveis e eletrodomésticos deve ser feita de preferência com materiais próprios.


Os militares ainda orientam que o álcool em gel possui como uma de suas características a sua “chama invisível”. Esse tipo de álcool, quando em combustão, possui uma chama que não é visível, principalmente em ambientes iluminados, já que o fogo demora mais tempo para consumir o produto. Mas, ainda pode causar queimaduras.

Em caso de acidentes a recomendação é molhar imediatamente a área atingida com água corrente e não fazer nenhuma receita caseira. Em caso de emergência ligue 193.



NOTÍCIAS RELACIONADAS


DEIXE SEU COMENTÁRIO

Caracteres Restantes 500

Termos e Condições para postagens de Comentários


COMENTÁRIOS

    Os comentários são de responsabilidade exclusiva dos autores.