Postado em quinta-feira, 16 de janeiro de 2020 às 18:06

Novo comandante assume PM de Alfenas e região

Na solenidade, na manhã de quinta-feira, o tenente-coronel Afrânio Tadeu Garcia foi conduzido ao comando da 64˚ BPM.


Alessandro Emergente

O tenente-coronel Afrânio Tadeu Garcia é o novo comandante do 64˚ Batalhão da Polícia Militar (64˚ BPM), que abrange Alfenas e outras 12 cidades da região. A solenidade de troca de comando foi realizada na manhã de quinta-feira na Unifal (Universidade Federal de Alfenas).

Garcia assume a função que vinha sendo exercida pelo tenente-coronel Márcio Bocher, que estava à frente do 64° BPM desde agosto de 2017. O antigo comandante recebeu elogios do coronel Nelson Alexandre da Rocha Queiroz, comandante da 18ª Região da Polícia Militar de Minas Gerais, pelo trabalho desenvolvido no período que esteve à frente do Batalhão da PM em Alfenas. 

O novo comandante do 64˚ BPM foi promovido a tenente-coronel em dezembro do ano passado. Natural de Ribeirão Preto, interior de São Paulo, ele tem 43 anos, sendo 25 anos dedicados a Polícia Militar.

O tenente-coronel Afrânio Tadeu Garcia é o novo comandante do 64˚ Batalhão da Polícia Militar (Foto: Alessandro Emergente/Alfenas Hoje)


Em 2000, cinco anos após ingressar na carreira militar, Garcia foi declarado aspirante e, a partir daí, passou a ocupar a função de oficial. Ainda como major, ele vinha ocupando o comando da 79ª Cia de Polícia Militar da Cidade de Guaxupé.

Bacharel em Direito e pós-graduado em Ciências Jurídicas, o novo comandante da PM de Alfenas e região destacou a importância do “espírito público” para o cumprimento da missão, além de enfatizar a parceria com outros órgãos da segurança pública. “Problemas complexos, como os da segurança pública, não têm soluções fáceis ou individuais”, declarou.

A solenidade de troca de comando foi presidida pelo coronel Nelson Alexandre da Rocha Queiroz, comandante da 18ª Região da PM (Foto: Alessandro Emergente/Alfenas Hoje)


A integração foi um dos principais aspectos abordados tanto pelo novo quanto pelo antigo comandante do 64˚ BPM. O tenente-coronel Márcio Bocher destacou as parcerias com os demais órgãos de segurança pública, como Polícia Civil e Guarda Civil Municipal (GCM), Secretaria Municipal de Defesa Social, além do Judiciário, Ministério Público e conselhos comunitários numa referência ao Consepa (Conselho de Segurança Pública de Alfenas).

Balanço

Ao comentar sobre a sua atuação à frente da PM em Alfenas, Bocher apresentou dados estatísticos que apontam uma redução na criminalidade. No período em que esteve no comando do 64˚ BPM, de 2017 a 2019, os índices caíram: queda 45% em homicídios e 66,8% em crimes violentos, que incluem roubos, estupros, extorsões, homicídios, sequestros e cárcere privado.

O antigo comandante apontou, entre as realizações, a formação de 47 novos militares, renovação da frota, ampliação de instrutores do Proerd (Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência), inauguração da patrulha de prevenção à violência doméstica e construção do Núcleo de Assistência Integral, o Nais.

Na sequência, o tenente-coronel Márcio Bocher, o coronel Nelson Queiroz e o tenente-coronel Afrânio Tadeu Garcia (Foto: Alessandro Emergente/Alfenas Hoje)


A solenidade de troca de comando contou com vários prefeitos e vereadores da região, além do deputado federal Emidinho Madeira (PSB). O coronel Queiroz citou uma emenda parlamentar de R$ 800 mil para a região, que ajudará no fortalecimento do combate a criminalidade na zona rural.

Na plateia, entre os presentes estava o coronel da reserva Josué Emerick, que comandou a PM de Alfenas e região durante cerca de um ano - de janeiro de 2015 até fevereiro de 2016. Na época era 18ª Companhia da Polícia Militar Independente.



DEIXE SEU COMENTÁRIO

Caracteres Restantes 500

Termos e Condições para postagens de Comentários


COMENTÁRIOS

    Os comentários são de responsabilidade exclusiva dos autores.