Postado em domingo, 26 de maio de 2019
às 19:07
Balonê: estilo dos anos 80 que está de volta às passarelas
Cíclica que a é, a moda está, novamente, olhando para os anos 80. O estilo vem aparecendo desde o ano passado nas passarelas nacionais e internacionais e traz de volta peças e cortes que antes considerávamos inviáveis.
É o caso da modelagem balonê, que traz um ar exagerado e meio over para qualquer produção, mas fica muito interessante se bem usada. Aprenda a combinar!
A gente costuma ouvir com frequência que a moda é cíclica, basta viver para ver e novamente as passarelas vêm, em 2019, provar essa teoria. Quem viveu o finzinho dos anos 90, início dos 2000 deve se lembrar do boom de "festas anos 80" que apareceram nesta época. Lá por esses idos, a moda trouxe de volta as mangas bufantes, o "blush cartão", a ankle boot, o drapeado, a cintura alta e... o balonê, como aparece no desfile de meia-estação da Louis Vuitton. A modelagem cheia de volume e com um acabamento que faz a peça parecer, de fato, um balão, virou febre durante um tempo e, então, desapareceu!
A moda reflete o mundo em que vivemos
Agora, quase quinze anos depois, estamos próximos a outra virada de década, e então o estilo está de volta. Não dá para saber, agora, se estamos vivendo um revival dos early 2000s ou dos anos 80 novamente, o que importa muito pouco na prática. Fato é que não só esse elemento, mas um zeitgeist (espírito do tempo) nos remete de novo àquele tempo na moda, trazendo de volta os cabelos, as maquiagens e toda a diversidade fashion, dentro dos estilos que existiam. Até o visual meio grunge volta a aparecer (a Prada, por exemplo, apostou nessa pegada) e o retrô chique que remete ao fim dos anos 70, na Celine, dá as caras na segunda coleção do designer Hedi Slimane para a marca.
De volta à feminilidade
O fato é que a moda, depois de muitas temporadas de street wear com pegada totalmente esportiva, meio masculina e, às vezes, absurda (como propõe a Balenciaga de Demna Gvasalia), volta, novamente, a ser divertida, chique e, de certa forma, mais feminina. O balonê faz parte desse retorno. A modelagem, que exige um nível avançado de fashionismo para ser usada, pode ser considerada um tanto exagerada e até camp (Tema do Met Gala de 2019), mas tem, também, potencial para ser chique. Além disso o balonê é jovem e traz uma ironia, ou, pelo menos, um aspecto divertido à roupa de noite sem ser, no entanto, "ugly", como aqueles tênis gigantes que estão na moda.
Um toque de ironia na moda
Tanto é possível ser irônico e chique ao mesmo tempo, que a Chanel apostou na modelagem em seu penúltimo desfile de Alta-Costura. A Balmain, por sua vez, criou um vestido cheio de volume e curtíssimo (os comprimentos curtos voltaram!) com direito a laçada no pescoço, que vai fazer bonito no inverno. Em um estilo completamente diferente, a Saint Laurent, que tem o rocker Anthony Vaccarello como diretor criativo, traz looks perfeitos para as baladinhas do inverno 2019. Nada irônicos ou infantis. Vale dar uma conferida na galeria para escolher seu estilo favorito de usar a tendência. (por Deborah Couto)
Fonte: Purepeople
COMENTÁRIOS