Postado em sexta-feira, 17 de maio de 2019
às 12:12
Indústria 4.0: A hora e a vez da digitalização dos serviços
Depois de um intenso processo de automação do chão de fábrica, a busca do mercado industrial aumenta para soluções em integração digital de serviços.
A Indústria 4.0, ou chamada de Quarta Revolução Industrial, chegou em sua fase de digitalização ou a Automação 4.0. O que antes era feito de maneira vertical – limitado à planta e seus departamentos – agora se volta à integração por meio da nuvem e adoção de novas ferramentas. Opções em softwares não faltam. Startups estão crescendo exponencialmente ao oferecer essas soluções, e a busca intensificada no último trimestre mostra uma tendência de mercado. Além da robótica e tecnologia em maquinário que sempre estiveram no foco da revolução digital do chão de fábrica, áreas como atendimento ao cliente, recursos humanos, contabilidade e logística entram agora no radar dessa nova fase de automação digital.
“A tecnologia por meio da inteligência artificial, big data e outras inovações se tornaram cada vez mais importantes no setor industrial com a Indústria 4.0. Não é mais uma modernidade é uma necessidade. O grande objetivo é a diminuição de custos e o aumento do desempenho das empresas focando sempre na satisfação do cliente, com informação transparente e objetiva”, comenta o professor Reynaldo Lemos de Souza Filho, mestre em engenharia de produção.
É o caso do setor de logística que está se tornando uma preocupação cada vez maior dentro da Indústria. Afinal, não basta produzir com qualidade. É importante que o produto chegue ao seu destino final no prazo, com segurança e com sua integridade preservada.
Somente nos últimos dois meses, uma startup de gestão logística – o Fretefy - registrou um aumento significativo na busca de seus serviços por embarcadores, indústrias e distribuidores de grande porte. “Nos chamou a atenção o interesse desse nicho na nossa plataforma. Iniciamos a operação do Fretefy em novembro de 2018 com foco voltado às transportadoras. 43% desse setor não é automatizado. No entanto, nos últimos dois meses, vimos uma oportunidade nova de negócio. Mais de 10 gigantes da indústria de alimentos, automobilística, construção, transportes nos procuraram para melhorar sua gestão logística. Isso claramente nos mostra uma tendência de mercado”, conta Mari Pertile, diretora comercial do Fretefy, plataforma digital que prevê movimentar 540 milhões em cargas em 2019.
O contato com essas líderes da indústria fez a empresa de software virar o leme e adequar a plataforma Fretefy também para esse segmento. “Percebemos que todos esses clientes vieram com a mesma demanda: preocupação com a distribuição, entrega final do produto e retenção do cliente e isso conseguimos entregar com o Fretefy”.
A indústria e os embarcadores possuem mais independência e autonomia com o sistema Fretefy. “Encontramos na Fretefy o preenchimento de uma lacuna de rastreabilidade dos veículos online. Agora conseguimos acompanhar o trajeto do motorista até o momento da entrega ao cliente final, sem a dependência da transportadora. A Propex sempre acompanha as tendências do mercado para garantir uma resposta mais ágil aos seus stakeholders e no transporte não poderia ser diferente”, comenta Enivaldo Tavares, do departamento de expedições da Propex, indústria têxtil.
Automação e gestão de cargas podem aumentar em 20% o faturamento
Com a plataforma, o gestor da transportadora passa a saber instantaneamente qual a localização das cargas em trânsito, quais encomendas precisam ser transportadas e quais cargas já foram entregues. Além disso, há aumento significativo do lucro por meio da funcionalidade de frete retorno. Antes mesmo do caminhão chegar ao destino final, é possível buscar uma nova carga para que o caminhão não transite vazio. Na outra ponta, o caminhoneiro autônomo também consegue buscar fretes em todo o Brasil de forma gratuita, utilizando apenas o Fretefy em sua versão de aplicativo – destinada exclusivamente aos motoristas.
Uma funcionalidade exclusiva do Fretefy é a seleção do frete pelo tipo de carga. “Nos poucos aplicativos existentes a busca é feita apenas pela geolocalização. O Fretefy categoriza as opções como o tipo de carga, se perigosa, grãos, refrigerada, viva, etc, e também colocar as demandas na rota determinada”, conta Marilucia. Isso garante mais assertividade na hora de escolher o parceiro e em menos tempo.
Outro diferencial que tem chamado a atenção das transportadoras é o rastreamento e controle de entrega do Fretefy. “Tivemos um ganho muito grande no controle e gestão da nossa frota com o Fretefy. Estamos implantando em toda nossa empresa e já vislumbramos um potencial de crescimento muito grande. Espero aumentar em 20% meu faturamento com a plataforma seja para gestão privada, seja para a gestão de contratação de terceiros que promete aquecer até janeiro”, finaliza Newton Pedro Bom, cliente Fretefy da Bom Transporte.
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