Postado em quarta-feira, 26 de setembro de 2018 às 22:10

Sindicato de Policiais Federais concede medalha a prefeito de Alfenas

A homenagem foi após o Sindicato considerar a atuação do governo local decisiva na redução dos índices de criminalidade.


Da Redação

O prefeito de Alfenas, Luiz Antônio da Silva (Luizinho/PT), foi homenageado pelo Sindicato dos Policiais Federais no Estado de Minas Gerais (Sinpef/MG) na manhã de quarta-feira em Belo Horizonte. A homenagem foi devido a queda nos índices de criminalidade, segundo dados oficiais da Polícia Militar.

A medalha foi entregue após o Sinpef considerar que a administração municipal desempenhou papel decisivo na queda dos índices de criminalidade em Alfenas. Para isso, foram analisadas as estatísticas oficiais da PM e realizado um levantamento in loco para averiguar as políticas adotadas pelo governo local para auxiliar as autoridades policiais.

De acordo com o prefeito, as ações de sua gestão passam por três eixos: internações de dependentes químicos, reinserção social por meio de convênios com o Judiciário e Governo de Minas Gerais e programas preventivos na área de educação. Nesse último caso, ele cita o programa Cidade Escola e o Escola para a Vida, que atinge quem não está matriculado no ensino regular.

O prefeito de Alfenas ao ser homenageado em Belo Horizonte (Foto: Divulgação)


No caso das internações, os dados do governo municipal apontam que foram realizadas 780 internações no atual governo. Com isso, indivíduos com dependência química, considerados vulneráveis a criminalidade, passou por tratamento em clinicas especializadas.

Dados da PM

Dados divulgados pela Polícia Militar apontam que queda nos índices de criminalidade em Alfenas. A ocorrência que mais demonstra redução é a de crimes violentos. A queda foi de 43,27% entre 2017 (que registrou 305 casos) e 2018 (com 173).

Também aparecem nas estatísticas da PM uma queda no número de roubos consumados, que caiu 46,2% no último ano – de 277 ocorrências para 149 casos (em 2018).
Uma das medidas implantadas para ajudar na segurança pública foi a criação do Gabinete de Gestão Integrada (GGI), além das instalações de câmeras em todas as entradas da cidade. A gestão integrada mobiliza as diferentes forças de segurança pública para discutir estratégias em um sistema de cooperação.

Já os investimentos aplicados, com recursos próprios do Município, chegaram a R$ 1,8 milhão, segundo o governo. Nesse caso, a Prefeitura de Alfenas contabiliza o investimento no sistema de câmeras e de semáforos.

Para o coronel Márcio Bocher, comandante do 64° Batalhão da Polícia Militar, a redução na criminalidade acontece quando diversos elementos funcionam de forma integrada. "A questão da segurança é mais do que somente a atuação dos poderes constituídos. Os bons índices acontecem quando há uma integração positiva entre a Polícia Militar, Polícia Civil, a Prefeitura, o Poder Judiciário e a população em geral”, defendeu durante a apresentação de um relatório da Polícia Militar na semana passada.



DEIXE SEU COMENTÁRIO

Caracteres Restantes 500

Termos e Condições para postagens de Comentários


COMENTÁRIOS

    Os comentários são de responsabilidade exclusiva dos autores.