Postado em segunda-feira, 13 de agosto de 2018 às 23:11

Feirão de Empregos é realizado no Senac em Alfenas no mês de Agosto

Empresas entrevistaram candidatos para mais de 50 vagas.


Da Redação

Estar entre as 13,2 milhões de pessoas em busca de emprego no país não é uma situação confortável para ninguém. Isso todo mundo sabe. O que poucos sabem é que, apesar do desemprego, muitas empresas têm dificuldades de encontrar o profissional ideal para as vagas disponíveis. Para ajudar a diminuir esse desencontro, foi criado o Senac: Mercado & Emprego, evento que, desde 2016, reuniu mais de 13 mil candidatos e centenas de empresas parceiras em todas as regiões do estado e também na capital, proporcionando um lugar no mercado de trabalho para mais de mil pessoas. A próxima edição do evento será realizada em setembro, em Divinópolis, Centro-oeste mineiro.

Na terça-feira, dia 7, foi a vez de Alfenas, no Sul de Minas, receber o evento como anunciado pelo Alfenas Hoje no final de julho. Lá foram realizadas nada menos que 450 entrevistas para as 50 vagas oferecidas por 23 empresas para as áreas de vendas, recursos humanos, eventos, manutenção e produção industrial.

As entrevistas foram realizadas com 450 pessoas em busca de emprego (Fotos: Diego Tomáz)


Luciene Silva Lopes foi ao evento acompanhar o filho, em busca de uma oportunidade no Programa Jovem Aprendiz. “Eu havia tentado antes, mas as vagas se esgotaram rapidamente. Não desisti e trouxe alguns currículos na expectativa que desta vez dê certo”, afirmou, confiante.

O supervisor comercial de uma das empresas parceiras, Felipe Gonçalves, avaliou positivamente os contatos realizados. “Entrevistamos muitos candidatos e certamente aproveitaremos ao menos 30% dos contatos para nossas vagas”, calcula. Para ele, participar do evento foi muito bom pois quebra a lógica de o candidato ir à empresa para entregar currículo. “O fato de o candidato vir até o Senac para participar do evento já é uma pré-seleção, pois demonstra o interesse em trabalhar conosco” avalia Felipe.

Cinquenta vagas estavam em aberto durante a seleção dos candidatos (Foto: Diego Tomáz)


Perfis variados de candidatos estiveram no Senac, desde profissionais experientes até jovens que buscam iniciar sua trajetória no mercado de trabalho. João Bandeira da Silva é administrador de empresas e se aposentou no início de 2017, porém, sente que é hora de encontrar uma nova ocupação. “Tenho muita vivência e prática nas áreas de gestão de pessoas e departamento pessoal, penso que ainda tenho muito a aprender e também a compartilhar com outros profissionais, por isso estou em busca de uma nova oportunidade, já fiquei muito tempo em casa”, comenta.

Segundo a supervisora pedagógica do Senac Camila Resende, alunos dos cursos técnicos da instituição e muitos egressos também participaram do evento. “O papel da instituição é preparar para o mercado de trabalho e hoje nós vimos o resultado deste processo, que foi a apresentação de vários alunos e ex-alunos para as vagas disponíveis, fazendo excelentes entrevistas e apresentando seu potencial”, relata.

Rede de Carreiras

Além das oportunidades ofertadas pelas empresas locais, os candidatos também puderam cadastrar seu currículo no portal Rede de Carreiras que reúne mais de 2.500 vagas de estágio e emprego em todo estado, ampliando assim a visibilidade de seu currículo. “Participar do evento nos fez enxergar o valor que a empresa tem no mercado de trabalho e como nós somos demandados”, afirma o gestor de recursos humanos de uma das empresas, Márcio Lopes. Para ele, participar desta experiência com o Senac abriu os horizontes em relação ao processo seletivo e recrutamento do modelo tradicional. “Saímos do evento com praticamente todas as vagas recrutadas e com candidatos em potencial,” completou.



NOTÍCIAS RELACIONADAS


DEIXE SEU COMENTÁRIO

Caracteres Restantes 500

Termos e Condições para postagens de Comentários


COMENTÁRIOS

    Os comentários são de responsabilidade exclusiva dos autores.