Postado em sexta-feira, 6 de julho de 2018 às 09:09

O mergulhador que morreu para ajudar em resgate de meninos presos em caverna

Saman Kunan, de 38 anos, era triatleta. Ele tinha ido levar oxigênio para o grupo, que está a cerca de 4 km da entrada da caverna...


O ex-integrante do grupo de elite da Marinha tailandesa Saman Kunan, de 38 anos, morreu na quinta-feira (5) durante os esforços de resgate do grupo de 13 pessoas que está preso na caverna Tham Luang, na Tailândia.

O mergulhador, que trabalhava voluntariamente na operação de resgate, tinha ido levar cilindros de oxigênio até o grupo, que está a cerca de 4 km da entrada da caverna. Na volta, que já aconteceu durante a noite, Saman morreu por falta de oxigênio.

O colega mergulhador ainda tentou reanimá-lo, mas foi em vão. “Sua missão era levar oxigênio, mas ele não teve o suficiente para a sua volta”, afirmou à BBC o deputado Passakorn Boonyaluck.

O sargento Anuram Kaewchano, que era amigo de longa data de Kunan, disse à CNN que Kunan era triatleta.

"Ele estava em boa forma, ele se exercitava todos os dias e era triatleta. Não acredito que isso tenha acontecido”, afirmou, em choque.
De acordo com as autoridades, o trajeto entre a entrada da caverna até o grupo de 12 meninos e do técnico demora cerca de 11 horas para ser feito: seis horas na ida e cinco na volta.

"O mergulho é sempre cheio de riscos. Ele pode ter desmaiado, fazendo-o se afogar, mas temos que esperar pela autópsia", disse o vice-almirante da Marinha, Aphakorn Yookongkaew, segundo a CNN. Apesar da morte, ele garantiu que as equipes continuarão a fazer o seu trabalho.

O grupo, que está preso desde 23 de junho, só foi encontrado por dois mergulhadores britânicos, após nove dias de intensas buscas, aglomerados sobre uma rocha. Eles descreveram o trajeto como tortuoso. A água lamacenta prejudica a capacidade de localização.


Foto distribuída pelo Centro de Operações de Resgate mostra socorristas na caverna(Foto: AP Photo)






Fonte: G1



Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Informamos ainda que atualizamos nossa

Estou de acordo