Postado em sexta-feira, 17 de julho de 2020 às 23:11

Com demanda pressionada, Alfenas inaugurará 10 novas UTIs na próxima semana

A Santa Casa corre para dobrar para 20 o número de UTIs dedicadas a pacientes com Covid-19.


Da Redação

Alfenas corre contra o tempo para inaugurar 10 novos leitos de UTIs (Unidade de Terapia Intensiva) no Hospital Santa Casa (HSC), atingindo um total de 20 vagas dedicadas ao tratamento da Covid-19. A expectativa é inaugurar os leitos no início da semana, reduzindo a pressão sobre o sistema hospitalar.

Na última terça-feira, as UTIs chegaram ao limite, mas com mortes de pacientes retornou, no mesmo dia, a 90% de ocupação. Porém, mesmo estando próximo ao limite máximo, a informação da Santa Casa é que ainda há respiradores reservas para montagem em caso de urgência na demanda.

No início do mês, o Alfenas Hoje mostrou que a intenção era dobrar o úmero de UTIs ainda na primeira quinzena. Inicialmente, a previsão era que as novas UTIs, chamada como 2° hospital de campanha, fossem montadas no campus da Unifal (Universidade Federal de Alfenas), no bairro Santa Clara. Mas a Prefeitura de Alfenas mudou o planejamento após reavaliar a questão logística.

As novas vagas serão inauguradas na unidade de atendimento do HSC (Foto: Reproduçã/Facebook)


Além das atuais 10 UTIs, no centro especial de atendimento a pacientes com Covid-19, no HSC, existem 20 vagas para enfermaria. No decorrer da semana um médico da região, de 46 anos, estava entre os pacientes internados na UTI. O atendimento da Santa Casa é regional.

A preocupação manifestada nos últimos dias é com a falta de medicamentos para UTIs. “Estamos enfrentando um gravíssimo problema de fornecimento de medicamentos, principalmente bloqueadores neuromusculares. Esse é um problema nacional que está nos preocupando bastante”, informou o médico Carlos Marcelo Barros, diretor clínico da Santa Casa.

Humanização no atendimento

Essa semana, Barros informou que o HSC adquiriu tabletes para disponibilizar aos pacientes internados para que eles possam manter contato com familiares. Com a utilização da rede wi-fi é possível manter contato entre esses pacientes, que estão isolados no sistema hospitalar, com familiares que estão em casa.



NOTÍCIAS RELACIONADAS


DEIXE SEU COMENTÁRIO

Caracteres Restantes 500

Termos e Condições para postagens de Comentários


COMENTÁRIOS

    Os comentários são de responsabilidade exclusiva dos autores.