Postado em terça-feira, 26 de junho de 2018 às 21:09

Professores encerram greve após governo pagar aposentados

As aulas estavam suspensas devido ao não pagamento dos salário do mês passado. Os últimos a receberem foram os aposentados.


Da Redação

As aulas na rede estadual de ensino retornam a partir desta quarta-feira. Os professores suspenderam a greve nesta terça-feira após o Governo de Minas Gerais efetuar o pagamento dos aposentados e da 2ª parcela do funcionalismo.

O Sindicato Único dos Trabalhadores em Educação de Minas Gerais (Sind-Ute/MG) confirmou o retorno dos professores as escolas e também de profissionais que atuam nas superintendências regionais. “Após intenso processo de cobrança, mobilização e denúncia, o governo realizou o pagamento da primeira e da segunda parcela dos salários da educação nos dias 25 e 26 de junho”, disse em nota.

A categoria paralisou suas atividades a partir do dia 11 de junho em função do não pagamento da primeira parcela dos salários no 5º dia útil do mês, situação que se arrasta desde 2016. Em Alfenas, porém, a maior parte das escolas só suspendeu as aulas após o dia 13, quando o Governo não cumpriu a data anunciada para pagamento da 1ª parcela.

As escolas retornam a rotina a partir desta quarta-feira (Foto: Arquivo/Alfenas Hoje)


Apesar de efetuar o pagamento do salário de maio, a Secretaria de Estado de Fazenda (SEF) não fez o pagamento de um acordo com os servidores da educação conforme anunciado para esse mês. O Governo havia se comprometido a efetuar o pagamento da primeira de oito parcelas de um reajuste em atraso, o que não aconteceu.

O pagamento do funcionalismo vem sendo feito, desde fevereiro de 2016, de forma escalonada. Pelo critério adotado, funcionários com vencimentos de até R$ 3 mil – o que correspondem a 75% do funcionalismo – deveriam receber integralmente até o dia 13, conforme a tabela divulgada no início do mês pelo governo.

O pagamento da terceira parcela está prevista o dia 29, sexta-feira. Nesse caso, porém, só atinge servidores com vencimentos acima de R$ 6 mil.



DEIXE SEU COMENTÁRIO

Caracteres Restantes 500

Termos e Condições para postagens de Comentários


COMENTÁRIOS

    Os comentários são de responsabilidade exclusiva dos autores.

     
     
     
     

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Informamos ainda que atualizamos nossa

Estou de acordo