Postado em sexta-feira, 22 de junho de 2018 às 13:01

Dia mundial do fusca: relembre 10 curiosidades sobre o volkswagen

O besouro mais querido do mundo automotivo chega ao seu dia mundial comemorando 80 anos do início de sua produção...


 Bobla, Cuca, Kafer, Broasca... você tem ideia do que esses nomes significam? Bem, essas são apenas algumas formas como o Volkswagen Fusca é chamado ao redor do mundo. No pódio como um dos carros mais vendidos de todos os tempos, o compacto ganhou até dia para ser celebrado mundialmente: 22 de junho.

Lançado na Alemanha, em 1935, por Ferdinand Porsche a pedido de Adolf Hitler, o Volkswagen contava com motor refrigerado a ar, sistema elétrico de seis volts e câmbio seco de quatro marchas (sem marchas sincronizadas). Ao longo de seus 80 anos, o "besouro" evoluiu um bocado e colecionou muitas curiosidades. Lembranças que o tornaram um dos carros mais queridos de todos os tempos. Veja algumas delas:

1) Sair do papel não foi fácil

O primeiro protótipo do Fusca foi apresentado em 1932, porém, seu projeto só foi realmente aprovado após 40 tentativas trazidas por Porsche. Ao final de tanto trabalho, foi desenvolvido um V1, apelidado de "Kraft durch Freude" ("Força Através da Alegria"). Posteriormente surgiram outros protótipos, tais como os V2, VW3, VW30 e VW38.

Por ter sido idealizado para ser acessível a todos os alemães, o automóvel (e depois a própria montadora) passou a se chamar Volkswagen, ou “carro do povo”. Aqui vale uma curiosidade: o nome formal do modelo é Volkswagen Sedan. Ainda bem que os apelidos pegaram.


DIA MUNDIAL DO FUSCA (FOTO: JAKELINE MARQUES BECHELI)




Fonte: autoesporte



Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Informamos ainda que atualizamos nossa

Estou de acordo