Postado em domingo, 29 de abril de 2018 às 08:08

Inspetoria do Crea em Alfenas discute acessibilidade e mobilidade

A reunião é uma etapa preparatória para a audiência pública sobre o tema, que será realizada na Câmara Municipal no dia 06 de junho.


Da Redação

A Inspetoria de Alfenas do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (Crea-Minas) se reuniu, no início de abril, com representantes da Unifal (Universidade Federal de Alfenas), da Unifenas (Universidade José do Rosário Velano) e da Câmara Municipal local para discutir sobre o Plano de Mobilidade Urbana, documento que visa aprimorar as condições de acessibilidade e mobilidade nas cidades.

A reunião, realizada na Pró-Reitoria de Extensão da Unifal, é uma etapa preparatória para a audiência pública sobre o tema, que será realizada na Câmara Municipal de Alfenas, com data prevista para o dia 06 de junho.

A audiência pública tem como objetivo discutir, com a participação da população, as demandas e possíveis soluções relativas à acessibilidade e mobilidade na cidade, visando atender as necessidades e demandas sociais. “A realização de uma audiência pública sobre acessibilidade e mobilidade permite ouvir e entender as necessidades da população, para que possamos trabalhar no atendimento a essas demandas sociais e em prol da melhoria da mobilidade e acessibilidade em nossa cidade”, destaca o inspetor-chefe de Alfenas, engenheiro civil, ambientalista e sanitarista Antônio Azevedo.

A reunião foi realizado no início de abril na Unifal (Foto: Divulgação)


Para apoiar as discussões dos participantes e fazer um nivelamento sobre o assunto, foram disponibilizadas duas cartilhas produzidas pelo Crea-Minas, que apresentam e trabalham o tema. São elas a Cartilha de Acessibilidade Urbana e a Cartilha de Acessibilidade em Edifícios, que têm como objetivo promover a redução e a eliminação das barreiras arquitetônicas e urbanísticas. Como definido nas cartilhas, “acessibilidade é a possibilidade e condição de alcance, percepção e entendimento para utilização com segurança e autonomia das edificações, espaço, mobiliário ou equipamento urbano”.

Confira as cartilhas:

Cartilha de Acessibilidade Urbana
Um guia voltado para a atuação em prol da acessibilidade, através do pleno atendimento de normas de construção de espaços acessíveis.

Cartilha de Acessibilidade em Edificações


Um guia para construção de espaços acessíveis contendo normas específicas para a adoção de soluções que possam abranger todas as parcelas da sociedade.



DEIXE SEU COMENTÁRIO

Caracteres Restantes 500

Termos e Condições para postagens de Comentários


COMENTÁRIOS

    Os comentários são de responsabilidade exclusiva dos autores.