Postado em sábado, 7 de abril de 2018
às 09:09
Certificado Internacional de Vacinação volta a ser emitido na região
Expedição estava suspensa há um mês devido a problemas técnicos no site da Anvisa...
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária voltou a agendar emissões do Certificado Internacional de Vacinação ou Profilaxia (CIVP) em Varginha (MG). A cidade é a única do Sul de Minas que emite o documento na rede pública, mas estava com o serviço suspenso há um mês devido a problemas técnicos no site da Anvisa.
Para realizar o agendamento, é necessário acessar o parte destinada a viajantes no site oficial da Anvisa e procurar o município na lista de locais disponíveis. Aí é só comparecer à Policlínica Central de Varginha na data especificada.
Para fazer o CIVP, o interessado deve apresentar:
- Cartão nacional de vacinação, para comprovar a vacinação.
- Um documento de identidade original com foto.
- O comprovante de viagem ou escala/conexão em país com exigência do certificado.
No entanto, o secretário de Saúde de Varginha, Mário Terra, ressalta que a pessoa deve comparecer à policlínica somente após ter tomado a vacina.
"A pessoa te que vir vacinada. Porque em todas as cidades tem vacinação, então o cartão [nacional] tem que estar atualizado", explica.
Grupos isentos
Gestantes e outros grupos específicios estão liberados de tomar a vacina, mas devem apresentar ainda assim um certificado de isenção.
"O próprio site da Anvisa esclarece caso a caso para isenção do certificado de isenção. Então para todos esses casos tem uma solução já especificada pelo site da Anvisa", esclarece o secretário.
Alerta
Segundo a Anvisa, as vacinas levam de 10 dias a seis semanas para fazerem efeito. Por isso, é importante ter em vista esse prazo entre o dia da vacinação e a data da viagem, já que alguns países impedem a entrada dos viajantes antes do período total de efetivação.
Fonte: G1