Postado em quarta-feira, 24 de janeiro de 2018
às 17:05
PM lança patrulha para combater violência contra mulher
A Polícia Militar lançou, na manhã de quarta-feira, a Patrulha de Prevenção a Violência Doméstica.
Alessandro Emergente
A Polícia Militar lançou, na manhã desta quarta-feira, a Patrulha de Prevenção a Violência Doméstica. A solenidade, comandada pelo tenente-coronel Márcio Bocher, comandante do 64˚ Batalhão da Polícia Militar, foi em frente a Concha Acústica, na Praça Getúlio Vargas.
A patrulha da PM faz parte de uma rede de proteção que envolve o Judiciário, Ministério Público, Polícia Civil e a Prefeitura de Alfenas. São diversos órgãos envolvidos numa rede de assistência às vítimas de violência doméstica.
De acordo com o comandante da PM, A patrulha será composta por uma equipe de segunda resposta. Ou seja, atuará preventivamente para que, segundo ele, "reduza esse fenômeno". A equipe será composta pelo sargento Cláudio e pela cabo Cristiane.
Durante a solenidade, pela manhã, o prefeito Luiz Antônio da Silva (Luizinho/PT) disse que a prática comum das autoridades policiais era de, em muitos casos, não dar relevância a violência doméstica. A iniciativa de direcionar uma equipe de policiais para combater esse tipo de crime demonstra o avanço no combate a violência contra a mulher.
O prefeito enfatizou a iniciativa da juíza Aila Figueiredo, da 2ª Vara Criminal e de Execuções Penais, que chamou atenção para o problema e articulou a rede. "A casa quando tem violência, a mulher vive uma prisão com tortura", declarou o prefeito.
Evolução
Na avaliação do tenente coronel, o silêncio em relação a violência contra a mulher "tem se rompido". Segundo ele, as denúncias relacionadas à cultura do estupro têm aumentado no Brasil.
A solenidade foi acompanhada por representantes do Consepa, da Guarda Civil Municipal, pelo secretário municipal de Defesa Social, Leonardo Vilela, além do presidente da Câmara Municipal, José Carlos Moraes (Vardemá/PMDB), entre outros.
Quem também marcou presença foi a cineasta Yara Becker, que vem produzindo um filme que retrata a violência doméstica. O filme “A Flor da Pele” está sendo dirigido por Rodrigo Mikelino e Alexandre Castro e deve ser lançado no dia 8 de março, quando se comemora o Dia Internacional da Mulher.
COMENTÁRIOS