Postado em quinta-feira, 22 de junho de 2017
Novidade do Facebook amplia privacidade da foto de perfil
Facebook é a maior rede social do mundo e, por mais que ele já conte com uma série de ferramentas...
O Facebook é a maior rede social do mundo e, por mais que ele já conte com uma série de ferramentas de privacidade, estar ali dentro significa se expor mesmo que dentro de círculos restritos. Assim, é bom que a plataforma continue se esmerando em ampliar os mecanismos de segurança e privacidade, como ela fez agora ao anunciar novidades que dão mais controle ao usuário sobre a sua foto de perfil.
Inicialmente disponível apenas na Índia, a novidade consiste basicamente em novos controles para proteger a sua foto de perfil atual. Para usufruir das novas técnica, basta ao usuário ativar a proteção, que vai adicionar uma borda azul em torno da foto e também um pequeno escudo na parte inferior dela.
Quanto isso acontece, o Facebook levanta três barreiras para incrementar a sua privacidade:
Evita que outras pessoas façam download ou compartilhem a imagem na rede social (mesmo via Messenger);
Permite que apenas você ou os seus amigos marquem a foto;
Sempre que possível, evita que qualquer pessoa tire um screenshot da sua foto (recurso bloqueável apenas em dispositivos Android).
Mais recursos anticópia
A cópia de fotos de perfil é um problema para muita gente, então o Facebook trouxe ainda mais uma novidade para evitar complicações com isso. Também disponível apenas na Índia por enquanto, esse recurso consiste em adicionar um design específico sobre a sua foto, uma espécie de marca d’água oferecida pela própria rede social.
A ideia é “inutilizar” a fotografia para usos diversos em outros locais sem prejudicar a exibição no próprio Facebook — o recurso vai funcionar de forma semelhante aos temas já existentes na plataforma. Além disso, vale lembrar que é possível limitar o acesso de outros usuários da rede às suas antigas fotos de perfil do jeito tradicional, alterando as suas configurações de privacidade dentro da rede.
Segundo o Facebook, as novas ferramentas de segurança devem chegar ao restante do mundo em breve.