Postado em quarta-feira, 8 de março de 2017 às 15:14

Avaliação da satisfação no ensino de pós a distância

O que se pôde observar é que em realidade essa modalidade vem se destacando entre alunos de diferentes universidades


Apesar da ideia errônea compartilhada por leigos de que os cursos de pós-graduação a distância (EAD) seria uma forma de ensino pouco eficiente e com déficit em qualidade, o que se pôde observar é que em realidade essa modalidade vem se destacando entre alunos de diferentes universidades, sendo algumas vezes até preferida por conta das vantagens apresentadas. Saiba, a seguir, como os alunos vêm avaliando as aulas de pós a distância e conheça vantagens, assim como as principais queixas, na opinião de acadêmicos e tutores.

Vantagens citadas

Atualmente o que mais vem atraindo a atenção de alunos de todo o país para os cursos de pós-graduação oferecido pela EAD é a possibilidade da retomada dos estudos, uma vez que tal modalidade de ensino viabiliza o aprendizado em qualquer lugar, sendo necessários apenas algumas poucas ferramentas para o acesso à internet. Assim, não só é possível estudar em uma instituição, como também receber aulas particulares em plataformas de ensinos especializadas como a Preply. Confira aqui: preply.com/pt/skype/professores--matematica

Quadro de satisfação

Quanto à satisfação, verificou-se, no geral, que ambos, professores e alunos, consideram-se satisfeitos nos mais diversos campos, indo desde o formato e o rendimento das aulas, passando pelos conteúdos, materiais, suporte técnico recebido, chegando até ao atendimento administrativo. O tópico que apresentou os maiores índices de satisfação entre os acadêmicos foram, nessa ordem: a disponibilidade dos tutores, a agilidade do ambiente Moodle e a qualidade das aulas ministradas por professores. Os tutores, por sua vez, ressaltaram os conteúdos das disciplinas como item de maior contentamento. Isso se atribuiria a conformidade entre metas de cada curso, bom relacionamento interpessoal com o corpo docente, coerência de testes e provas com temas estudados e, por fim, a utilização do ambiente Moodle como agente facilitador para sua preparação e compartilhamento de informações relevantes.

Quadro de queixas

Entre os pontos fracos apontados de uma pós-graduação EAD, a conferência via web é a campeã de reclamações. Alunos e tutores se queixam que o melhor seria ter aulas presenciais realizadas em dias equivalentes àqueles das avaliações, ou seja, nos finais de semana. O argumento é que o modelo existente provoca um alto nível de abstinência, pois muitos alunos não podem comparecer aos encontros devido à inflexibilidade de horários do corpo discente visto que muitos deles trabalham durante a semana. Além disso, também se discute muito sobre as maneiras mais eficientes de apresentar os conteúdos estudados na prática, contextualizando-os sempre que possível e, com isso, preparando o aluno para o universo além da sala de aula, seja essa virtual ou não. Junto a isso, somam-se também o procedimento de como as notas de todas são dadas. Aqui é sugerido às instituições darem aos alunos outras alternativas para a melhoria de seu desempenho final em cada disciplina, além das avaliações formais. A organização de seminários, criação de atividades em grupos ou fóruns, etc. ... são algumas das opções propostas para tal finalidade.