Postado em sábado, 25 de fevereiro de 2017
às 12:12
Atualizada em segunda-feira, 27 de fevereiro de 2017
às 13:35
Prefeitura faz adiantamento, mas metade dos servidores fica sem receber
Metade dos servidores da Prefeitura de Alfenas ficaram sem o adiantamento nos vencimentos de fevereiro na data programada pelo governo.
Alessandro Emergente
Metade dos servidores da Prefeitura de Alfenas ficaram sem o adiantamento nos vencimentos de fevereiro na data programada pelo governo, sexta-feira (24), véspera do Carnaval. Uma mensagem, divulgada pelo prefeito Luiz Antônio da Silva (Luizinho/PT) nas redes sociais, diz que o valor total, referente a folha de pagamento de fevereiro, foi depositado na Caixa Econômica Federal (CEF), mas a instituição bancária não conseguiu creditar o pagamento de metade do funcionalismo na data planejada.
“Fizemos um grande esforço para fechar a folha (de pagamento) e provisionar recursos para o pagamento até o dia 24. Depositamos o pagamento na Caixa e enviamos os arquivos. Infelizmente, a Caixa não conseguiu pagar metade dos funcionários”, postou o prefeito.
De acordo com Luizinho, ele está desde a noite de sexta-feira cobrando uma solução junto à gerência da Caixa. Ele exibiu uma mensagem de um gerente da instituição que os crédito não haviam sido realizados “por algum motivo desconhecido” e que o fato estaria sendo investigado. Essa mensagem ao secretário municipal de Administração, Rodolfo Chaib, foi feita na manhã deste sábado.
Segundo o governo, os 1.675 arquivos, referentes aos servidores que não tinham recebido na tarde de sexta-feira, foram reenviados à Caixa. A gerência da CEF confirmou o recebimento, segundo a mensagem do gerente – divulgada pelo prefeito.
“O arquivo foi acatado com sucesso. Foram 1.675 registros. A partir de 19:30 hs os créditos começam a cair nas contas (SIC)”, diz a mensagem. No entanto, neste sábado, parte dos servidores, que não receberam os valores de fevereiro, continuam sem o crédito na conta.
Em Tempo
A folha de pagamento de fevereiro foi adiantada pelo governo devido ao período de Carnaval. A reportagem havia informado que o pagamento ao funcionalismo municipal poderia ser feito até o 5˚ dia útil do mês seguinte, porém o presidente da Comissão Interna dos Servidores Públicos Municipais de Alfenas, Adenílson Machado, informou que os servidores da Prefeitura de Alfenas recebem até o dia 30 do mês em curso.
A data de pagamento dos vencimentos do funcionalismo segue um acordo firmado entre a Prefeitura e o Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Alfenas. Por seguirem o regime estatutário e não a CLT (Consolidação das Leis do Trabalho) prevalece o acordo coletivo, informou Machado.
Em janeiro, somente os concursados receberam os vencimentos, uma vez que os prefeito, o vice-prefeito, Eliacim do Carmo Lourenço (PCdoB), e o secretariado anunciaram que abriram mão do pagamento. As portarias dos comissionados só foram publicadas em fevereiro.
COMENTÁRIOS