Postado em sexta-feira, 9 de dezembro de 2016
às 10:30
Mães de alunos especiais iniciam abaixo-assinado para evitar fechamento de escola
A iniciativa é de mães desses alunos que são contrárias ao fechamento da Escola Estadual Esperança.
Da Redação
Um abaixo-assinado, lançado na internet (Clique aqui e veja), tenta evitar o fechamento da Escola Esperança, direcionada a alunos especiais. A iniciativa é de mães desses alunos que são contrárias ao fechamento da escola, anunciado pelo Governo do Estado.
A Escola Estadual Esperança funciona ao lado da Apae (Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais) e é dedicada a alfabetização de crianças com deficiências. A instituição foi fundada há 26 anos e encerrará a suas atividades no final de dezembro.
A notícia sobre o fechamento da escola causou preocupação em pais e mães de alunos, que iniciaram um abaixo-assinado para que o ano letivo de 2017 seja ofertado na Escola Esperança. A intenção da Secretaria de Estado de Educação é remanejar os alunos para a Apae ou para escolas regulares, dentro da política de inclusão.
Karina Aparecida da Silva Oliveira, mãe de um aluno, diz que a Escola Esperança possui um grupo multidisciplinar de profissionais especializados para acompanhar os alunos, incluindo terapeutas ocupacionais e psicólogos. Além disso, as salas são formadas por, no máximo, 12 alunos.
A preocupação manifestada pelas mães é que essa mesma estrutura especializada não é oferecida nas escolas convencionais da rede pública, que possuem salas com uma média de 40 alunos e sem a disponibilização de uma equipe de profissionais especializados para a educação especial.
Atualmente a Escola Esperança atende 125 alunos e já tinha 58 deles inscritos para 2017. Segundo a superintendente regional de ensino, Arlete Ramos, o motivo para o fechamento é a redução da demanda. Mas Karina contesta essa informação ao dizer que o número reduziu em virtude da instituição não estar renovando as matrículas para o ano que vem.
A diretora pedagógica da Apae, Nadir Alves, disse, em entrevista à EPTV, que uma portaria de 2015, da Secretaria Estadual de Educação, credenciou a entidade para receber esses estudantes. E, com isso, estaria preparada para abrigar os estudantes vindos da Escola Esperança.
A Escola Estadual Esperança atende, atualmente, mais de 100 alunos (Foto: Reprodução/EPTV)
COMENTÁRIOS