Postado em terça-feira, 4 de outubro de 2016
às 23:49
Associação de piscicultores é reativada após Lago de Furnas voltar a subir
A retomada da Associação vem após a ocorrência de grandes perdas por piscicultores de Alfenas, registrada em maio.
Da Redação
A reativação da Associação de Piscicultores do Município de Alfenas e Região (Apimar) foi discutida no último dia 29 em Alfenas em um encontro realizado na Unifal (Universidade Federal de Alfenas). Também foram discutidos entre os piscicultores a retomada das atividades da piscicultura, a perda de mercado, projetos para o Pronaf e Pronamp. Também participaram da reunião a Emater e o Senar Minas, representado pela mobilizadora Vera Alves.
A retomada da Associação vem após a ocorrência de grandes perdas por piscicultores de Alfenas, registrada em maio de 2016, quando a falta de oxigênio na água gerou a morte de 200 toneladas de peixe. A morte dos peixes está sendo analisada por diversos parceiros da Associação, como a Unifal e o Governo do Estado.
Segundo a produtora Cristiane Maria dos Santos Novaes, que assumirá a presidência da Apimar, a Associação ficou desativada por dois anos devido à falta de interesse dos piscicultores, desestimulados pelo longo período de baixa na represa de Furnas em decorrência da seca dos últimos anos e a falta de apoio e incentivo.
Cristiane e outros produtores tentam reerguer a Associação para lutar pelos interesses da classe, após a grande perda desse ano que impactou negativamente a economia do município em cerca de R$ 5 milhões.
A presidente da Apimar destaca a importância do trabalho do Senar nesse processo, pois foi graças às capacitações promovidas no município que o cenário vem se modificando. “Com as capacitações promovidas pelo Senar conseguimos trazer os produtores de volta para a atividade e para o mercado”. O trabalho da associação prossegue e uma nova reunião já está agendada para o final de outubro.
COMENTÁRIOS