Postado em terça-feira, 4 de outubro de 2016
às 23:22
Reunião da Câmara tem entrada de projeto e agradecimentos após eleições
Também houve a entrada de projeto, indicação e requerimentos.
Da Redação
A sessão legislativa da noite de segunda-feira, 3 de outubro, foi marcada pelos agradecimentos pós eleições municipais, ocorridas no dia anterior. Também houve a entrada de projeto, indicação e requerimentos.
A reunião ainda ocorreu no Teatro Municipal e contou com a presença de todos os vereadores. Os mais cumprimentados foram Waldemilson Gustavo Bassoto (Padre/PROS), José Carlos de Morais (Vardemá/PMDB) e Antônio Carlos da Silva (Dr. Batata/PSB), que se reelegeram. Dentre os comentários, agradeceram a votação recebida, a confiança dos eleitores, lamentaram o fato de outros colegas não serem reeleitos e elogiaram os demais vencedores.
Dr. Batata também defendeu o sistema proporcional da Justiça Eleitoral, que segundo ele favorece a maior representatividade profissional e ideológica. Para ele, se fossem eleitos os doze mais votados corria-se o risco de setores economicamente fortes apoiarem vários candidatos para terem a maiorias nas casas legislativas, como ocorria na época das “oligarquias”.
Em nome de Reginaldo Flausino, candidato a vereador mais votado (1.190 votos pelo PRTB) e que assistia a sessão, também desejaram sorte a nova legislatura e ao prefeito eleito Luiz Antônio da Silva (Luizinho/PT).

No mesmo sentido seguiram os vereadores que não conseguiram a reeleição: Elder José Martins (PROS), Vagner Tarcísio de Morais (Guinho/PT), Paulo Agenor Madeira (Paulinho do Asfalto/PRTB) e Francisco Rodrigues da Cunha Neto (Prof. Chico/PDT). Agradeceram os votos que receberam e desejaram sucesso aos vitoriosos nas urnas. Paulinho destacou que a democracia é assim mesmo, com a derrota uns abrindo espaço para novas lideranças. Elder foi outro que elogiou o sistema eleitoral brasileiro, considerando-o moderno.
Já Enéias Ferreira de Rezende (PRTB) e Evanilson Pereira de Andrade (Ratinho/PHS) que formaram uma chapa a prefeito e vice-prefeito, e Jairo Carlos Campos (Jairinho/PDT), vice em outra chapa majoritária, mesmo não eleitos, agradeceram os votos e lembraram que realizaram campanhas limpas e sem se envolverem em polêmicas.
Segunda parte
Após os discursos a sessão entrou na segunda parte, com a entrada de projeto. Com isso houve a apresentação do texto de autoria do presidente Enéias que “Autoriza a Associação Regional dos Catadores (Acomare) a efetuar o processamento, triagem, reciclagem e comercialização de materiais recicláveis e/ou reutilizáveis coletados junto ao Aterro Municipal”.
Também foi apresentada uma indicação (232/2016), de autoria do vereador Paulinho, pedindo a poda de árvore na Rua da Redenção em frente ao número 250, e dois requerimentos. O primeiro (136/2016), do vereador Jairinho, pede que o Executivo Municipal solicite mais investigadores para a Delegacia Regional de Alfenas. O outro (137/2016), de Enéias, se baseia no Regimento Interno da Casa para solicitar documentos como o Livro do Tombo, Livro de Atas e reuniões do Condephaal (atual CMPCA) e outros documentos ligados aos setores históricos/culturais.
Esta provavelmente foi a última reunião no Teatro Municipal, uma vez que a reforma na sede da Câmara local está em fase de conclusão.

COMENTÁRIOS