Postado em quarta-feira, 3 de agosto de 2016 às 23:41

Justiça atende Ministério Público e determina limpeza dos focos de dengue

Todos os imóveis de Alfenas, que contenham focos de reprodução do Aedes Aegypti deverão passar por limpeza.


Da Redação

Todos os imóveis de Alfenas, que contenham focos de reprodução do mosquito Aedes Aegypti (transmissor da dengue, do zika a da chikungunya) deverão passar por limpeza pela prefeitura. A determinação judicial, dada em 1ª instância, atende a um pedido do MP (Ministério Público) em uma ação civil pública. As informações são do jornal Hoje em Dia.

De acordo com o diário, da capital mineira, o MP apontou a existência de infestação do mosquito, o que estaria “fora de controle”. A Promotoria de Justiça cita dados divulgados pela imprensa local que indicam 1.247 casos de dengue notificados, com registro de inúmeras internações na rede hospitalar da cidade em 2015.

O MP reconheceu, na ação judicial, a adoção de medidas de combate à doença, como o uso do “fumacê” e mutirões para a coleta de materiais que acumulam água. “Todavia, o quadro atual de epidemia demonstra várias falhas no controle e no combate à disseminação da doença, entre elas a falta de limpeza nos terrenos baldios”, diz a ação, assinada pelo promotor de Justiça de Alfenas Fernando Magalhães Cruz.

Para o MP, devido às falhas verificadas, o surto evoluiu e se alastrou de forma descontrolada no início de 2015. A avaliação da Promotoria de Justiça é que as medidas para conter a infestação não foram realizadas em “tempo hábil”. Por tudo isso, o MP defende a adoção urgente de ações preventivas para se evitar a repetição do “quadro epidêmico que assolou a cidade no ano passado”.

A ação civil pública foi movida pelo promotor Fernando Cruz (Foto: Alessandro Emergente/Arquivo - Alfenas Hoje)



DEIXE SEU COMENTÁRIO

Caracteres Restantes 500

Termos e Condições para postagens de Comentários


COMENTÁRIOS

    Os comentários são de responsabilidade exclusiva dos autores.

     
     
     
     

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Informamos ainda que atualizamos nossa

Estou de acordo