Postado em domingo, 22 de maio de 2016 às 08:34

Curso de Enfermagem da Unifal completa 40 anos

A comemoração foi feita durante a 23ª Semana da Enfermagem da Unifal.


 Da Redação

“São 40 anos de trabalho dedicados à formação de recursos humanos qualificados e competentes para o exercício da Enfermagem. Este é um momento ímpar de celebrar, ampliar conhecimentos e compartilhar experiências”. Estas foram as palavras da professora Roberta Seron Sanches da Escola de Enfermagem da Unifal (Universidade Federal de Alfenas), coordenadora da 32ª Semana do curso, durante a abertura do evento que celebrou os 40 anos do curso de Enfermagem na Instituição.

Realizado em parceria com a Associação Brasileira de Enfermagem (Aben) que completa 90 anos neste ano de 2016, o evento intitulado “Aben 90 anos: Construção Histórica e Política da Enfermagem – 23ª Semana da Enfermagem: Enfermagem Unifal-MG - 40 anos de Ensino, Pesquisa, Extensão e Assistência”, teve como objetivo proporcionar momentos de aprendizado e reflexão sobre a atuação da Enfermagem, bem como relembrar a trajetória do curso na Unifal.

Na abertura, realizada na noite do último dia 17 e conduzida pelo servidor Clério Sabino da Silva, docentes, discentes e convidados se reuniram no auditório Dr. João Leão de Faria, para prestigiar a comemoração, que iniciou com a apresentação das peças musicais interpretadas pelos coralistas do projeto de extensão “Madrigal Renascentista”.

A mesa de honra foi composta pela vice-reitora, Magali Benjamim de Araújo; pela pró-reitora de graduação, Lana Ermelinda da Silva dos Santos; pela diretora da Escola de Enfermagem, Eliza Maria Rezende Dázio; pela coordenadora do curso de Enfermagem, Christianne Alves Pereira Calheiros; pela coordenadora do evento, Roberta Seron Sanches, e pela acadêmica Andressa Anunciação de Oliveira Prado.

A coordenadora do curso enfatizou a identidade dos enfermeiros que ajudaram a construir a Escola de Enfermagem e a história da Unifal. “Nós, enfermeiros, temos identidade sim. A nossa identidade é a identidade de cuidadores, que cuidam com o embasamento no processo de Enfermagem, no processo científico, no pensamento clínico, crítico, reflexível e humano”, comentou.

A atual diretora da Escola de Enfermagem, que também foi aluna da Escola, manifestou sua satisfação e honra em estar no evento, destacando seu orgulho de ter recebido o apoio e a formação de enfermeira, que ela chamou de “guerreiras”.

Encerrando a solenidade, a Comissão Organizadora homenageou as instituições de saúde, pelo compromisso e parceria ao longo desses anos, atuando conjuntamente na formação dos futuros profissionais de Enfermagem, na assistência, na pesquisa e na realização de ações de extensão.

Foram homenageados: a Casa de Caridade de Alfenas Nossa Senhora do Perpétuo Socorro na pessoa do provedor, o médico Edward Quirino dos Santos; a Secretaria Municipal de Saúde, na pessoa do secretário municipal, Maurício Durval de Sá; o Hospital Imesa, na pessoa do diretor, Fernando Cavalcanti de Andrade Neves; a Superintendência Regional de Saúde de Alfenas, representada por Ivana Araújo; o Hospital Regional do Sul de Minas – Varginha, representado pela Profa. Eliana Peres Rocha de Carvalho Leite e o Hospital Sofia Feldman de Belo Horizonte, representado pela Profa. Christianne Alves Pereira Calheiros.

Conferências, palestras, mesas-redondas e oficinas também integraram a programação da 32ª Semana da Enfermagem que se encerrou na sexta-feira (20).

Realizado em parceria com a Aben, o evento teve como objetivo proporcionar momentos de aprendizado e reflexão sobre a atuação da enfermagem (Foto: Ascom/Unifal)



DEIXE SEU COMENTÁRIO

Caracteres Restantes 500

Termos e Condições para postagens de Comentários


COMENTÁRIOS

    Os comentários são de responsabilidade exclusiva dos autores.