Postado em quinta-feira, 14 de abril de 2016
às 08:45
Perfil "fake" usado para atacar vereadores é investigado em MG
Laudo aponta que página foi criada a partir de conexão da casa do prefeito. Postagens começaram em julho de 2015 em Santa Rita de Caldas.
A Câmara Municipal de Santa Rita de Caldas (MG) abriu uma investigação sobre a página “Zé Povinho”, criada em julho de 2015 em uma rede social, que tem como teor xingamentos e críticas aos vereadores do município. O caso foi parar no Ministério Público, e o motivo dos ataques seria um suposto gasto excessivo em viagens por parte dos parlamentares. A suspeita é de que as postagens tenham sido feitas usando a conexão da casa do prefeito da cidade.
Os vereadores pediram na Justiça a quebra do sigilo de dados, já que eles acreditam que o perfil que administra a página, com o nome de Alessandra Vítor Gimenes, seja falso. A resposta do provedor de internet surpreendeu os vereadores. A Nowtech Soluções Multimídia identificou que o endereço de IP usado para postar as mensagens é casa do prefeito da cidade, Ronaldo Tomé do Couto (PSD).
No ofício enviado á Justiça, a empresa informa também que as publicações foram feitas por meio de outros endereços de IP de conexões com empresas de telefonia e esclarece que, em relação ao endereço do prefeito, os acessos podem ter sido feitos por terceiros usando a conexão wi-fi, ou seja, sem fio.
O prefeito foi procurado para falar sobre o caso, mas até esta publicação, não havia sido localizado. O advogado dele, João Marcos Araújo, afirma que Ronaldo Tomé do Couto não sabe quem publicou ofensas na rede social.
G1 Sul de Minas
COMENTÁRIOS