Postado em sábado, 12 de março de 2016
às 13:11
Atualizada em sábado, 12 de março de 2016
às 17:54
Voluntários realizam bingo em Alfenas para ajudar bebê que nasceu com doença rara
O pequeno Arthur Batista da Silva nasceu em novembro com anoftalmia, uma doença rara que afeta a visão.
Alessandro Emergente
Voluntários em Alfenas se uniram para realizar um bingo beneficente para arrecadar fundos para ajudar a família de um bebê, que nasceu com uma doença rara e sem cura. O pequeno Arthur Batista da Silva nasceu em 27 de novembro do ano passado com anoftalmia, que faz o bebê nascer com a ausência de um ou dos dois olhos.
Para enfrentar a doença, a família precisa conseguir recursos para financiar o tratamento adequado. Arthur nasceu em Santa Cruz da Aparecida, distrito de Monte Belo, mas que fica próximo a Alterosa. Inicialmente, a família mudaria para Campinas (SP) para o tratamento da criança, mas a mudança não será mais necessária.
Os pais iniciaram uma campanha de arrecadação de recursos com amigos, vizinhos e também nas redes sociais para ajudar no tratamento. No facebook, os amigos da família criaram a página #Juntos_Com_Arthur . Em Alfenas, voluntários estão ajudando com um bingo, marcado para às 10h da manhã do dia 20 deste mês no Salão da Igreja Nossa Senhora Aparecida.
Durante o evento do próximo dia 20 haverá praça de alimentação, além de música ao vivo com a dupla Léo Marques e Raphael. A campanha inclui ainda o sorteio de uma moto Honda CG Fan 125cc, pelo 1˚ Prêmio da Loteria Federal, de 4 de junho. Mais informações sobre doações ou sobre o bingo podem ser obtidas pelo (35) 98837-9390 e/ou 99814-8540.
“Eu tenho dificuldade por causa do financeiro. Medo de, no futuro, não conseguir dar o tratamento adequado para ele". A frase é da mãe de Arthur, hoje com três meses de vida. O bebê precisa de próteses nos olhos para que a doença não comprometa outras áreas. "Já começou a dificultar para ele respirar. Então ele sufoca, o nariz entope. Então já está atrapalhando ele", contou a mãe Sueli Aparecida Batista, em entrevista recente à EPTV.
A anoftalmia é uma doença rara. Só para se ter uma idéia: em países desenvolvidos, a incidência chega a ser de 15 a 20 casos a cada 100 mil nascimentos, informou o oftalmologista Bruno Nonato em entrevista ao G1.
“A gente tem os distúrbios genéticos, as más formações genéticas, que é uma das causas. As outras causas são as causas gestacionais. Então pode ter tido alguma infecção durante a gestação, alguma deficiência de vitamina A durante a gestação dessa mãe", avaliou o médico.
Os pais de Arthur lutam para dar o tratamento adequado ao bebê (Foto: Reprodução/EPTV)
COMENTÁRIOS