Postado em quinta-feira, 25 de fevereiro de 2016 às 19:03

Universitários se unem em grupos de whatsApp para se protegerem de assaltos

Os grupos têm contato direto com a PM e seguem a ideia de projetos como Rede de Vizinhos.


 Alessandro Emergente

A tecnologia da informação sendo usada a favor da segurança pública. Essa é a nova ideia para que os estudantes da Unifal (Universidade Federal de Alfenas) se protejam de assaltos próximos ao campus central, no centro da cidade. Eles estão aderindo a grupos em whatsApp que têm contato direto com a Polícia Militar e com a Guarda Municipal.

O projeto Rede de Universitários é semelhante ao Rede de Vizinhos, Rede de Comércio Protegido e Rede de Postos Protegidos, programas da Polícia Militar. A ideia de criar grupos no whatsApp, em contato com a PM e a GM, foi do vereador Waldemilson Bassoto (Padre Waldemilson/Pros), que é o administrador do primeiro grupo já criado.

Em apenas dois dias, o primeiro grupo já reunia, até a última quarta-feira, mais de 80 universitários após o vereador lançar a ideia em um grupo de discussão da Unifal nas redes sociais. Segundo o parlamentar, cada grupo tem um limite de 256 participantes e, por isso, deverão ser criados outros grupos para o acolhimento dos estudantes em contato direto com a PM.

A Rede Universitária será apresentada oficialmente aos universitários nesta sexta-feira, na Unifal, durante os eventos de acolhida dos calouros, promovida pela reitoria da instituição.

Canal direto com a PM

A ferramenta será utilizada como um canal direto com a PM para que sejam repassadas orientações aos estudantes e para que esses possam informar os policiais sobre ações suspeitas, além de discutirem alternativas para evitar assaltos. “O objetivo é prevenir”, diz o vereador.

A Rede Universitária está sendo criada baseada no modelo adotado em programadas da PM como a Rede de Comércios Protegidos, em que comerciantes se comunicam e se protegem contra assaltos. Padre Waldemilson, que também administra alguns grupos de whatsApp de Rede de Vizinhos e de Comércio, conta que a experiência tem sido positiva e cita, como exemplo, a redução de roubos na rua João de Souza Sobrinho (Vila Betânia), que ficou oito meses sem registro de assaltos.  

O uso da tecnologia como alternativa para prevenção contra assaltos já foi adotado pelos estudantes da Unifal em outros momentos. Em 2014, eles passaram a utilizar um aplicativo para celulares que informava os locais, no entorno da Universidade, onde era comum a incidência de assaltos. Os próprios estudantes abasteciam o sistema com informações sobre locais e horários em que já tinham sido registrados roubos.  

A Rede de Universitários, um grupo no whatsApp em contato com a PM, foi criada por Padre Waldemilson a partir da experiência do Rede de Vizinhos (Fotos: Alessandro Emergente/Arquivo)



DEIXE SEU COMENTÁRIO

Caracteres Restantes 500

Termos e Condições para postagens de Comentários


COMENTÁRIOS

    Os comentários são de responsabilidade exclusiva dos autores.

     
     
     
     

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Informamos ainda que atualizamos nossa

Estou de acordo