Postado em quinta-feira, 18 de fevereiro de 2016
às 22:41
Lago de Furnas atinge a Cota 762, o mínimo necessário para não prejudicar a economia
Os dados da ONS apontam que o reservatório atingiu a cota mínima para não prejudicar empreendimentos no entorno do Lago de Furnas.
Da Redação
O nível do reservatório de Furnas atingiu o mínimo necessário para não prejudicar os empreendimentos que dependem do Lago. A última medição disponível, no site do Operador Nacional do Sistema (ONS), do dia 17 (quarta-feira), aponta que o lago atingiu 762,04 metros acima do nível do mar – o que corresponde a Cota 762.
O volume do reservatório chegou a 56,08% de sua capacidade. A situação é bem superior ao registrado no mesmo período do ano passado, quando estava em 11,4% da capacidade. Em 2015, o nível do lago nessa época do ano estava em 753,28 metros acima do nível do mar.
No início do mês, o Alfenas Hoje noticiou a aproximação da Cota 762. A marca de dois terços de sua capacidade total de armazenamento de água é considerada satisfatória pela a Associação dos Municípios do Lago de Furnas (Alago). Segundo o secretário executivo da Alago, Fausto Costa, em entrevista ao G1, essa marca torna possível aproveitar o lago para os múltiplos serviços que dependem dele, como a navegação e o turismo.
A expectativa dos setores da economia, que dependem do reservatório, é que o lago ainda suba cerca de três metros, o que garantiria uma boa média com o início da estiagem no meio do ano. A avaliação é que se o lago atingir 765 metros nos próximos dois meses, mesmo com seu nível baixando no período de estiagem, é possível manter a atividade dos empreendimentos e garantir a recuperação contínua do lago até o fim do ano.

O reservatório atingiu a Cota 762, o que garante o mínimo necessário para não prejudicar empreendimentos no entorno do Lago de Furnas (Foto: Reprodução/EPTV)

COMENTÁRIOS