Postado em segunda-feira, 11 de janeiro de 2016
às 12:58
Índice de desenvolvimento cresce em 9 anos, mas saúde e renda interrompem série
O Índice Firjan de Alfenas tem mostrado uma evolução, que foi interrompida na última edição.
Alessandro Emergente
O Índice Firjan de Desenvolvimento Municipal (IFDM), medido desde 2005, mostra uma evolução no desempenho de Alfenas. Saiu de 0,7352, no primeiro ano avaliado, e chegou a 0,8454 no ano base de 2013, segundo revelou a última edição do estudo, divulgada no final do ano passado.
A evolução, no entanto, foi interrompida no último estudo devido aos desempenho nas áreas de saúde e de geração de emprego e renda. O estudo da Firjan (Federação da Indústria do Rio de Janeiro) é realizado anualmente considerando três indicadores: 1) saúde, 2) educação e 3) emprego e renda. A partir desses três indicadores, o estudo aponta o índice consolidado, o IFDM.
Em 2015, a Firjan divulgou duas edições do estudo, tendo como referências os anos de 2012 e 2013. Nesse período houve uma queda, de 0,8502 (em 2012) para 0,8454 (em 2013). Dos três indicadores, que compõem o IFDM, apenas na educação houve aumento no índice: subiu de 0,8684 (em 2012) para 0,8729 (em 2013).
Saúde e renda caíram
Nos outros dois indicadores, a trajetória de crescimento foi interrompida. Na saúde houve queda de 0,8998 (em 2012) para 0,8951 (em 2013). Mas apesar dessa queda, o indicador de saúde é o que tem elevado o IFDM de Alfenas por apresentar o melhor resultado, acima do índice 0,8 - considerado pelo estudo como “alto desempenho”.
Já o indicador “emprego e renda” tem puxado o índice geral para baixo. É o único dos três não classificado como de “alto desempenho”. Atingiu - na última edição do estudo, divulgado no final do ano passado, - um índice de 0,7683 (inferior ao 0,7824 obtido no levantamento anterior), classificado como “moderado” pelo estudo. Abaixo de 0,6 é considerado “regular” e abaixo, de 0,4 o índice é classificado como “baixo desenvolvimento”.
A trajetória de crescimento do IFDM de Alfenas tem sido registrada gradualmente. Há, no entanto, duas exceções: em 2007 (caiu de 0,7460 para 0,7296) e 2013 (de 0,8502 para 0,8454). A diferença, no entanto, é que em 2007, na comparação com 2006, houve queda nos três indicadores (saúde, educação e emprego e renda).
Evolução
A queda do IFDM em 2013, última edição do estudo divulgado pela Firjan, não foi suficiente para prejudicar a trajetória de ascensão do índice. Em novembro de 2014, quando o último estudo apontava como referência 2011 (cujo os dados do estudo foram divulgados em 2014), o Alfenas Hoje mostrou que o IFDM de Alfenas já vinha crescendo. Naquele ano, o IFDM apontou 0,8215 - acima dos 0,7352 alcançados em 2005, primeiro ano base do estudo e que foram revelados na versão 2008 do IFDM, a primeira divulgada pela Firjan.
Em 2010, o IFDM ultrapassou, pela primeira vez, a barreira dos 0,8 e chegou a 0,8140. Essa “barreira” ultrapassada correspondeu a uma mudança de classificação da Firjan, de “desempenho moderado” para “alto desempenho”, situação que foi mantida desde então.
Do método
O Índice Firjan de Desenvolvimento Municipal varia de 0 a 1: quanto mais próximo de 1, melhor é o desenvolvimento da cidade. A nota é calculada segundo a análise de três conjuntos de indicadores.
Em Emprego e Renda, o índice leva em conta o quanto a cidade gera de empregos formais, sua capacidade de absorver a mão de obra local, quanto de renda formal é gerada, os salários médios e a desigualdade social.
Já em Educação, a Firjan analisa o número de matrículas na educação infantil, a proporção de estudantes que abandonam o ensino fundamental, além da distorção idade-série, o número de professores com ensino superior, a média de aulas diárias e o resultado do Ideb no ensino fundamental.
O índice Saúde é calculado, por sua vez, com base no número de consultas pré-natal, óbitos por causas mal definidas, óbitos infantis por causas evitáveis e número de internações sensíveis à atenção básica (ISAB).

Com dois hospitais referências pelo SUS na região, o indicador de saúde tem elevado o índice Firjan de Alfenas. Porém, na última edição houve queda (Fotos: Alessandro Emergente/Alfenas Hoje - Arquivo)

COMENTÁRIOS