Postado em sábado, 26 de dezembro de 2015 às 10:36

Cinco cursos da Unifal obtêm nota máxima no Enade, divulgado pelo MEC

O resultado, publicado no últmo dia 22, refere-se ao Exame Nacional de Desempenho de Estudantes, aplicado em 2014.


 Da Redação

Cinco cursos da Unifal (Universidade Federal de Alfenas) alcançaram a pontuação máxima (5) no Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade), aplicado em 2014. Os resultados do Índice Geral de Cursos (IGC), avaliados em 2014, e dos Conceitos Preliminares de Curso (CPC) foram publicados no Diário Oficial da União no último dia 22.

De acordo com os indicadores de qualidade da Educação Superior, a Unifal obteve nota 4 no IGC, e os 18 cursos avaliados alcançaram conceitos de 3 a 5, com destaque para os cursos de Ciências Sociais (Bacharelado); Geografia (Licenciatura); História (Licenciatura); Letras (Licenciatura) e Pedagogia(Licenciatura).

O Enade tem por finalidade avaliar o desempenho dos estudantes em relação aos conteúdos programáticos previstos nas diretrizes curriculares dos cursos de graduação de universidades, centros universitários e faculdades de todo o país.

No Índice Geral de Cursos (IGC) - indicador de qualidade que avalia as instituições de educação superior anualmente - 12 cursos da Universidade obtiveram conceito 4. A nota considera a média do Conceito Preliminar de Curso (CPC) e a média dos conceitos de avaliação dos programas de pós-graduação stricto sensu atribuídos pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). O índice varia de 1 a 5.

Sobre o Enade

O objetivo do exame, realizado pelo Ministério da Educação, é avaliar o conhecimento dos estudantes do último ano dos cursos de graduação sobre o conteúdo programático, suas habilidades e competências.

O resultado é usado para compor índices que medem a qualidade de cursos e instituições de ensino superior. Os estudantes devem fazer o Enade para obter o diploma, no entanto, não existe um desempenho obrigatório aos alunos.

No último dia 18, o ministro da Educação, Aloizio Mercadante, anunciou que o exame passará por um processo de aprimoramento em 2016. Entre as novidades está a inserção da nota do exame no currículo do aluno, de forma que possa contar como critério para acesso à pós-graduação.

Outra mudança para o ano que vem é a implantação do Enade Digital, para a aplicação da prova, e um mecanismo de avaliação mais preciso do desempenho da instituição na formação dos alunos. Serão incorporadas à nota final a taxa de desistência (estudantes que abandonaram o curso) e a evolução de desempenho, que compara a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), de ingresso na instituição, com a do Enade, na conclusão do curso.

Confira os conceitos obtidos por cada curso da Unifal avaliado:



DEIXE SEU COMENTÁRIO

Caracteres Restantes 500

Termos e Condições para postagens de Comentários


COMENTÁRIOS

    Os comentários são de responsabilidade exclusiva dos autores.

     
     
     
     

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Informamos ainda que atualizamos nossa

Estou de acordo