Postado em terça-feira, 22 de dezembro de 2015 às 09:09

Projeto “Macrocélula”: uma viagem de descobertas

Projeto, montado no Museu da Unifal, é aberto ao público para visitação.


 Da Redação

Uma viagem de descobertas pelo interior de uma célula. Esta é a sensação proporcionada por um projeto da Unifal (Universidade Federal de Alfenas) que acaba de ser lançado pela equipe do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid) do curso de Ciências Biológicas.

Vinculado ao Espaço Ciência e Arte, idealizado pela Pró-Reitoria de Extensão com a finalidade de reunir os acervos científicos da Universidade para a pesquisa, divulgação, ampliação e exposição, o projeto “Macrocélula” propõe uma nova forma de conhecer a estrutura celular aos estudantes das escolas do Ensino Médio e Fundamental, como também aos próprios universitários e demais visitantes.

O ambiente é uma sala temática adaptada no Museu da Memória e Patrimônio da Unifal. Ali, alunos do curso de Ciências Biológicas/Licenciatura e Bacharelado, coordenados pelas professoras Andréa Mollica do Amarante Paffaro, dividiram com os colegas da Ciência da Computação, da Fisioterapia e até com estudantes do Ensino Fundamental, a tarefa de montar uma célula gigante utilizando espumas, isopor, tecidos e tintas fluorescentes, que levou cerca de três semanas para ser finalizada.

Celula em 3D

A sala representa a célula em 3D ampliada em 100 mil vezes com todas as suas estruturas, e o acesso a ela ocorre por um portal onde é possível observar detalhes da estrutura do mosaico fluídico da membrana celular com 200 mil vezes de aumento.

De acordo com Andréa, a ideia de montar uma macrocélula iniciou em 2012, a partir das vivências dos graduandos de Licenciatura em Ciências Biológicas a respeito da dificuldade que os professores das escolas de Ensino Fundamental encontram em contextualizar o conteúdo do livro didático.

Objetivo

Visando facilitar o ensino-aprendizagem de Biologia Celular, a macrocélula foi montada pela primeira vez em uma feira de integração na Escola Estadual Padre José Grimminck, no bairro Pinheirinho - fruto de um projeto integrado entre o Pibid Ciências e o Pibid Biologia. Após esta feira e com a fusão dos dois grupos do Pibid, foi montado a macrocélula em várias outras escolas no município de Alfenas e na região, e aos poucos foi adaptando esta prática a diversas dinâmicas escolares.

A macrocélula permanente


Apenas neste segundo semestre de 2015 surgiu a ideia de montar uma macrocélula permanente. Na sala escura, os visitantes são convidados a se sentar para visualizar estruturas fluorescentes como o núcleo celular com sua cromatina, as mitocôndrias, os lisossomos e todas as demais organelas de uma célula animal. As explicações ficam por conta dos acadêmicos, que realizam dinâmicas a fim de envolver o espectador.

“Nós temos que ter um conhecimento muito a fundo sobre a célula, estudar cada parte, cada organela bem, porque vamos falar para todo tipo de público. Então, temos que adaptar as palavras, o modo de interagir para explicar às crianças e também às pessoas mais velhas”, explica Gustavo Fernando Borges Júnior, do 7º período Ciências Biológicas – Licenciatura.

A sala do projeto Macrocélula foi aberta para visitação em dezembro no Museu da Memória e Patrimônio, durante as atividades "Uma Noite no Museu" e o "O Museu e a Feira”. As visitações terão reinício em fevereiro e a macrocélula ficará aberta para visitação pública todo último final de semana do mês, acompanhando o calendário dos eventos "Uma Noite no Museu" e o "O Museu e a Feira”.

A proposta é fazer uma viagem de descobertas pelo interior de uma célula (Foto: Ascom/Unifal)



DEIXE SEU COMENTÁRIO

Caracteres Restantes 500

Termos e Condições para postagens de Comentários


COMENTÁRIOS

    Os comentários são de responsabilidade exclusiva dos autores.

     
     
     
     

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Informamos ainda que atualizamos nossa

Estou de acordo