Postado em segunda-feira, 14 de dezembro de 2015
às 15:15
Novo presidente de associação de cafés especiais é morador de Alfenas e foca mercado interno
Adolfo Ferreira seguirá no cargo até novembro de 2016 e promete difundir a produção de café especial no mercado interno.
Da Redação
O cafeicultor Adolfo Ferreira, morador de Alfenas, é o novo presidente eleito para comandar a Associação Brasileira de Cafés Especiais (BSCA). Ele seguirá na presidência da entidade até novembro de 2016 e promete difundir a produção de café especial no mercado interno.
Ferreira vem de uma família tradicional de cafeicultores na região e tem uma fazenda em Monte Belo (MG). O cafeicultor de Alfenas foi eleito no dia 1º de dezembro pelo Conselho Diretor da Associação Brasileira de Cafés Especiais e segue como presidente da BSCA até o dia 30 de novembro de 2016.
A BSCA promove e divulga os cafés especiais do Brasil e é a principal entidade no setor. A prioridade, segundo Ferreira em entrevista ao G1, é inserir “cada vez mais” produtores no mercado de cafés especiais, mas com atenção ao mercado nacional.
"Teremos bastante foco no público interno em 2016. O trabalho feito pela BSCA ao longo de todos esses anos descobriu e apresentou ao mundo várias regiões e origens produtoras de cafés especiais antes desconhecidas de todos. Com o nosso programa Cup of Excellence e outras ações que realizaremos durante o próximo ano, continuaremos garimpando novos cafés, novas regiões e, principalmente, novos produtores de cafés diferenciados”, disse em entrevista à EPTV.
BSCA
A BSCA, Brazil Specialty Coffee Association, foi fundada em 1991. É uma sociedade civil sem fins lucrativos que congrega pessoas físicas e jurídicas no mercado interno e externo de cafés especiais, buscando difundir e estimular o aprimoramento técnico na produção, comercialização e industrialização desses produtos, além de promover a preservação do meio ambiente e o desenvolvimento ambiental sustentável, através de programas, projetos e parcerias com entidades públicas ou privadas, nacionais ou estrangeiras.
Desde 1998, a associação realiza o Concurso de Qualidade Cafés do Brasil – Cup of Excellence, que também tem etapas em mais 11 países produtores no mundo. Este ano, 25 amostras de café foram selecionadas para a fase internacional do concurso, sete delas de produtores do Sul de Minas. A premiação estava prevista para última sexta-feira (11) em Franca (SP). As informações são do G1.
Adolfo Ferreira, de Alfenas, foi eleito presidente de associação de cafés especiais (Foto: BSCA/Divulgação)
COMENTÁRIOS